terça-feira, 6 de setembro de 2016

Franceses celebram aniversário de São Luís em Cancale, na França

Cidade de Cancale, na França, celebra o aniversário da fundação de São Luís

Região de onde partiu Daniel de La Touche homenageia a capital maranhense.
Franceses têm orgulho da façanha do navegante em terras brasileiras.

Sidney Pereira Especial para o G1
Bandeiras mostram celebração do aniversário da fundação de São Luís pelos franceses (Foto: Sidney Pereira) 
Bandeiras são estendidas na cidade de Cancale, na
França. (Foto: Sidney Pereira)
Bandeiras do Brasil, do Maranhão, de São Luís e da Bretanha estão no alto do farol do porto de La Houle, em Cancale, cidade localizada a 400 quilômetros de Paris, França. A homenagem celebra uma conquista francesa no nordeste do Brasil: a fundação de São Luís do Maranhão.
A baía de St. Martin, em Cancale, foi o ponto de partida de uma aventura marítima que uniu, para sempre, brasileiros e franceses. Foi de onde partiu Daniel de La Touche em direção a São Luís do Maranhão. A expedição até a costa brasileira durou seis meses e em oito de setembro de 1612, a missão autorizada pelo palácio do Louvre, sede da monarquia francesa, erguia um forte no golfo do Maranhão.
Um busto, em bronze, do navegante francês ficará exposto na baía de St. Martin a partir de agora, como símbolo da amizade entre franceses e maranhenses. O escultor Patrick Abrahan explica que Daniel de La Touche foi um conquistador, que ao fundar São Luís, cumpriu uma missão nobre da monarquia francesa. “Por isso, deve ser reconhecido como herói, pelo povo francês e pelos brasileiros”, diz o criador do busto que tem 40 centímetros.
Na Bretanha francesa, Saint Malô conserva as origens mais remotas de São Luís do Maranhão. São castelos e fortalezas medievais erguidas em um tempo de vikings e piratas. Um destes castelos, em Regneville, pertenceu à família de Daniel de La Touche. O historiador Jean Marie Collin conta que foi com a venda do castelo que o navegador La Touche bancou a viagem pra fundar São Luís e deixou, do lado de cá do atlântico, um presente eterno para os brasileiros.
Castelos e fortalezas medievais foram erguidos na região (Foto: Sidney Pereira)Castelos e fortalezas medievais foram erguidos na região (Foto: Sidney Pereira)
 

Nenhum comentário: