Créditos Allan CK no SSC
Como resultado final, a Baia de São Marcos demonstrou ser a melhor opção para a operação da segunda sede da Esquadra Brasileira, devido as características técnicas da região. Este resultado, que também é compartilhado com as informações divulgada pela Marinha, foi identificado através de critérios técnicos previamente definidos, sempre com o objetivo de atender as demandas apresentadas na Estratégia
Nacional de Defesa e da Doutrina Básica da Marinha, além dos aspectos de navegabilidade das embarcações. Outro ponto extremamente relevante, é que a Baía de São Marcos esta ao lado do Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, sendo este o principal centro de lançamento de foguetes do Brasil.
Considerando os planos de longo prazo do Programa Espacial Brasileiro [1], a região dos municípios de Alcântara e São Luis, deverá ser um pólo de desenvolvimento tecnológico no setor aeroespacial. Como ação estratégica (de longo prazo), a existência do CLA e de uma base naval de uso múltiplo, em que ambos irão demandar pessoal técnico especializado, tanto militar como civil, abre uma possibilidade de ações conjuntas entre a Marinha e Força Aérea, na formação, treinamento de pessoal e criação de instituições voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação aplicado em áreas de Defesa.
Considerando os planos de longo prazo do Programa Espacial Brasileiro [1], a região dos municípios de Alcântara e São Luis, deverá ser um pólo de desenvolvimento tecnológico no setor aeroespacial. Como ação estratégica (de longo prazo), a existência do CLA e de uma base naval de uso múltiplo, em que ambos irão demandar pessoal técnico especializado, tanto militar como civil, abre uma possibilidade de ações conjuntas entre a Marinha e Força Aérea, na formação, treinamento de pessoal e criação de instituições voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação aplicado em áreas de Defesa.
Cabe destacar, que a escolha de uma nova base militar, assim como o caso apresentado em [9], são exemplos concretos em que órgãos de esfera governamental (militar ou civil), poderia eventualmente, encaminhar os problemas de tomada de decisão para instituições públicas de ensino e pesquisa, que possuem experiência em Pesquisa Operacional - PO, mais especificamente em Métodos de Estruturação de Problemas - PSM e em Métodos de Apoio Multicritério à Decisão - AMD. Esta interação, além de enriquecer a qualidade do ensino e da pesquisa nacionais, pode permitir ao tomador de decisão identificar o problema de forma global e justificar através de técnicas e metodologias conhecidas, a escolha mais viável ou mesmo a própria decisão tomada.
III. RESULTADOS
Os dados da TABELA I permitem estabelecer as categorias (níveis de intensidade) de classificação dentro dos critérios definidos (ratings). Cada uma das localidades préselecionadas foram classificadas em até três categorias diferentes (categoria 1: ótimo/ alto, categoria 2: bom/ média e categoria 3: regular/ baixa) ou em categoria binária (sim ou não). Para isso, foi levantado na literatura especializada e em
Os dados da TABELA I permitem estabelecer as categorias (níveis de intensidade) de classificação dentro dos critérios definidos (ratings). Cada uma das localidades préselecionadas foram classificadas em até três categorias diferentes (categoria 1: ótimo/ alto, categoria 2: bom/ média e categoria 3: regular/ baixa) ou em categoria binária (sim ou não). Para isso, foi levantado na literatura especializada e em
documentos com informações técnicas oficiais descrevendo as características de cada localização. Os julgamentos das categorias nas alternativas, está apresentada na figura 3, com a classificação dos ratings, para os 11 critérios e sub-critérios definidos para seleção da nova base naval.
Portanto, como resultado final deste estudo, as localizações foram classificadas conforme apresentado na figura 6.
Um dos principais critérios para a escolha da Baia de São
Marcos, é o fato de atender os requisitos da defesa estratégica
(prioridade = 0,43), considerado como a distância entre a
localidade e a Foz do Amazonas, a Fronteira Marítima Norte
e a Bacia de Campos, o Estado do Maranhão está em uma região relativamente bem localizada. Entretanto, se a prioridade defesa estratégica fosse reduzida (figura 7-A), para valores abaixo de 0,25, a Base Naval de Aratu (Salvador) se tornaria a primeira opção. Portanto, conforme pode ser observado na figura 7-A, somente estas duas localidades seriam selecionadas, caso a prioridade defesa estratégica fosse modificada. Isso demonstra que colocar em destaque a defesa das áreas estratégicas (critério defesa estratégica),atende plenamente a demanda da END, estando mais próximoda Foz do Rio Amazonas.
e a Bacia de Campos, o Estado do Maranhão está em uma região relativamente bem localizada. Entretanto, se a prioridade defesa estratégica fosse reduzida (figura 7-A), para valores abaixo de 0,25, a Base Naval de Aratu (Salvador) se tornaria a primeira opção. Portanto, conforme pode ser observado na figura 7-A, somente estas duas localidades seriam selecionadas, caso a prioridade defesa estratégica fosse modificada. Isso demonstra que colocar em destaque a defesa das áreas estratégicas (critério defesa estratégica),atende plenamente a demanda da END, estando mais próximoda Foz do Rio Amazonas.
Já no caso da defesa junto a costa (critério defesa da costa
com prioridade = 0,21) isto é, defesa das instalações de
grande interesse econômico (figura 7-B), podemos observer
que para valores acima de 0,35, Recife seria a primeira opção,
seguida pela Base Naval de Natal. Isso reflete que estas duas localizações (Recife e Natal), tem grande número de instalações e locais de interesse econômico e stratégico, como portos, industriais, estaleiros, ilhas oceânicas, além de capitais com alta urbanização junto à costa.
seguida pela Base Naval de Natal. Isso reflete que estas duas localizações (Recife e Natal), tem grande número de instalações e locais de interesse econômico e stratégico, como portos, industriais, estaleiros, ilhas oceânicas, além de capitais com alta urbanização junto à costa.
Outro ponto relevante para o funcionamento de uma base naval de grande porte, é a capacidade de navegabilidade para grandes embarcações, no caso especifico para a MB, a operações com navios aeródromos (ou porta-aviões). Comoterceira na classificação (critério navegabilidade com prioridade = 0,16), a navegabilidade foi estabelecida neste trabalho pelo calado máximo do canal de navegação e pela
variação de maré no local. Na figura 7-C, podemosidentificar, que caso a prioridade fosse minimizada, para
valores abaixo de 0,1, a Base Naval de Val-de-Cães (Belém)
seria a primeira opção, mas neste caso, não seria possível operar com navios aeródromos, devido a calado reduzido junto ao porto. Caso a prioridade para a navegação fosse
ampliada, para valores acima de 0,60, a Base Naval de Aratu
se tornaria a melhor localização, pois possui um calado máximo que atende para a navegação de grande embarcações e uma maré de pequena amplitude, que facilita as operações portuárias.
se tornaria a melhor localização, pois possui um calado máximo que atende para a navegação de grande embarcações e uma maré de pequena amplitude, que facilita as operações portuárias.
IV. DISCUSSÃO
Na literatura, o AHP é um método AMD amplamente utilizado para identificar soluções de diversos problemas, apesar das críticas de autores que possuem outro tipo de formação [10]. A abordagem do AHP com Ratings é uma forma de reduzir a subjetividade de fazer comparações par-a-par das alternativas e de avaliar diretamente os critérios e subcritérios selecionados através da classificação das categorias.
Para a seleção de uma nova base naval, a aplicação do AHPcom Ratings se demonstrou muito viável como apoio e parajustificar à tomada de decisão, pois foram utilizados critérios técnicos, sempre com o objetivo de melhor adequar a
operação de uma base militar de grande porte.
Para localização de empreendimento ou novos sites, a literatura científica aborda diferentes aspectos, sempre baseado nas demandas identificadas junto aos usuários,
clientes ou dos tomadores de decisão . Entretanto, o presente trabalho apresenta uma análise limitada, devido a característica reservada de um assunto que aborda um
importante tema militar, como a localização de base operacional. Além disso, existem outros aspectos que não foram abordados e que estão ausentes dos critérios técnicos
utilizados, por exemplo, a pressão político-partidária dos Estados da região norte e nordeste. A limitação também se deve ao fato de não ter ocorrido um debate junto às
instituições envolvidas ou mesmo a necessidade de fazer um levantamento mais detalhado em termos de infra-estrutura e requisitos operacionais. Entretanto, apesar da decisão da Marinha já ter sido tomada, conforme informações publicadas na imprensa nacional, vale destacar que, esta abordagem pode ser utilizada em trabalho futuros, seja na seleção de uma base naval ou outro tipo de base militar.
Não se poderia deixar de mencionar, que no ano de 2009, foi amplamente divulgado na impressa nacional [4], [11] e [16], que a Marinha do Brasil havia definido que a Baia de São Marcos, no Estado do Maranhão, próximo a cidade de São Luis, foi o local escolhido para abrigar a segunda sede da Esquadra Brasileira. A partir desta divulgação, diversos outros órgãos dos Estados da Federação que foram preteridos,
apresentaram questionamentos e avaliações, para justificar a mudança deste de local. Um relatório apresentado pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - UFPA [4], encomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Pará - OAB/PA, questionou os critérios técnicos utilizados pela Marinha para escolha do Estado do Maranhão e apresentou que o norte da Ilha do Marajó, seria um local adequado para a nova base naval. É conveniente destacar, que os autores do presente trabalho, apesar de terem solicitado, ISSN: 1983 7402 ITA, 27 a 30 de setembro de 2011 não obtiveram acessos a estes documentos completos, tantoda MB, como da OAB/PA, portanto não pode ser avaliado aos critérios utilizados.
V. CONCLUSÃO
Como resultado final, a Baia de São Marcos demonstrou
ser a melhor opção para a operação da segunda sede da
Esquadra Brasileira, devido as características técnicas da
região. Este resultado, que também é compartilhado com as informações divulgada pela Marinha, foi identificado através de critérios técnicos previamente definidos, sempre com o objetivo de atender as demandas apresentadas na Estratégia
Nacional de Defesa e da Doutrina Básica da Marinha, além dos aspectos de navegabilidade das embarcações. Outro ponto
extremamente relevante, é que a Baía de São Marcos esta ao
lado do Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, sendo
este o principal centro de lançamento de foguetes do Brasil.
Considerando os planos de longo prazo do Programa Espacial Brasileiro [1], a região dos municípios de Alcântara e São Luis, deverá ser um pólo de desenvolvimento tecnológico no setor aeroespacial. Como ação estratégica (de longo prazo), a existência do CLA e de uma base naval de uso múltiplo, em que ambos irão demandar pessoal técnico especializado, tanto militar como civil, abre uma possibilidade de ações conjuntas entre a Marinha e Força Aérea, na formação, treinamento de pessoal e criação de instituições voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação aplicado em áreas de Defesa.
Considerando os planos de longo prazo do Programa Espacial Brasileiro [1], a região dos municípios de Alcântara e São Luis, deverá ser um pólo de desenvolvimento tecnológico no setor aeroespacial. Como ação estratégica (de longo prazo), a existência do CLA e de uma base naval de uso múltiplo, em que ambos irão demandar pessoal técnico especializado, tanto militar como civil, abre uma possibilidade de ações conjuntas entre a Marinha e Força Aérea, na formação, treinamento de pessoal e criação de instituições voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação aplicado em áreas de Defesa.
Cabe destacar, que a escolha de uma nova base militar, assim como o caso apresentado em [9], são exemplos concretos em que órgãos de esfera governamental (militar ou
civil), poderia eventualmente, encaminhar os problemas de tomada de decisão para instituições públicas de ensino e pesquisa, que possuem experiência em Pesquisa Operacional - PO, mais especificamente em Métodos de Estruturação de Problemas - PSM e em Métodos de Apoio Multicritério à Decisão - AMD. Esta interação, além de enriquecer a qualidade do ensino e da pesquisa nacionais, pode permitir ao
tomador de decisão identificar o problema de forma global e justificar através de técnicas e metodologias conhecidas, a escolha mais viável ou mesmo a própria decisão tomada.
Comentários do blog: Ganhamos nos critérios técnicos porém o mais importante é conseguirmos ganhar nos critérios políticos e com o Senador José Sarney , nossa maior força política, praticamente fora da cúpula do Goveno Federal dificilmente conseguiremos trazer de fato este grande triunfo para o nosso estado a julgar pelos políticos que nos restaram.
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