Presente aos shows na Praça Deodoro e no circuito Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus, a governadora, que se vestiu de fofão, resgatando uma das brincadeiras mais tradicionais do carnaval maranhense, brincou, juntamente com os foliões, a festa da diversidade, numa mistura de ritmos que só o Maranhão tem. "O Maranhão fez um carnaval alegre e com muita paz para todas as famílias", ressaltou Roseana Sarney.
Foram mais de 1.000 apresentações, entre blocos, escolas de samba, tambores de crioula, shows musicais e outras brincadeiras tradicionais maranhenses. A folia reuniu cerca de 250 de grupos participantes: blocos Afros (10), blocos Alternativos (72), blocos Organizados (15), blocos Tradicionais (47), baterias de Escolas de Samba (12), Tambor de Crioula (81), Tribos de Índios (11), além da realização de 300 shows musicais com 75 artistas maranhenses e 30 bandas e 50 apresentações da Jardineira.
O "Carnaval 2013 - a mistura é a nossa maior riqueza" reuniu na Praça Deodoro artistas consagrados como Alcione, Diogo Nogueira e Jorge Ben Jor, além das bandas Timbalada e Monobloco, que dividiram o palco com Pepê Júnior, Mano Borges, Erasmo Dibell, Ronald Pinheiro, Betto Pereira e Gerude. Também se apresentaram no Ponto da Mistura, Máquina Du Tempo, Big Band e Bicho Terra.
Já no circuito Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus, centenas de brincadeiras fizeram a festa do folião maranhense e de turistas, a cada noite, a exemplo de tribos de índio, tambores de crioula, blocos alternativos, organizados, afros e tradicionais, corsos e casinhas da roça. Somente na terça-feira (12), último dia do Carnaval, mais de 140 apresentações foram realizadas pelas ruas do Centro da cidade.
"Realizamos um Carnaval de muita alegria e paz, todos brincando em ordem, com a participação das famílias e a nossa tradicional mistura de sons e ritmos", declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ao parabenizar todos aqueles que direta e indiretamente trabalharam para o sucesso da festança. Agora, segundo ela, já é hora de planejar o Carnaval de 2014.
Segurança e tranquilidade
Além das apresentações, que atraíram milhares de foliões, o Carnaval promovido pelo Governo do Estado contou com uma grande estrutura de palco, luz e som na Praça Deodoro, como também nos circuitos e nos oito Vivas localizados nos bairros Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel. "Procuramos fazer o melhor para proporcionar um grande carnaval ao folião", enfatizou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.
Para garantir segurança e tranquilidade do folião, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) distribuiu um efetivo de mais de 2 mil policiais militares nos eventos carnavalescos realizados na região metropolitana de São Luís. No entorno da área de shows, na Praça Deodoro, além da presença da polícia, o público contou com o serviço da Central de Videomonitoramento, que acompanhava toda a movimentação no circuito carnavalesco.
Ao lado da Central de Videomonitoramento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou um Hospital de Campanha, com 22 profissionais de plantão por noite, para fazer atendimentos médicos, em caso de necessidade.
O Carnaval 2013 foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as Secretarias de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança Pública (SSP) e Saúde (SES), com apoio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luís Convention & Visitors Bureau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário