sábado, 1 de dezembro de 2012

Sistema produtor Italuís recebe melhorias

Caema realiza obras de manutenção, desde o mês passado; consumidores de São Luís não sofrerão desabastecimento de água.
Para manter a qualidade na prestação dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está realizando - desde novembro e prossegue este mês - importantes serviços de manutenção no Sistema Produtor Italuís, além de aquisições de peças e equipamentos visando melhorar a oferta de água para os consumidores da capital.
Estão sendo realizados serviços de manutenção nos motores das bombas 2, 3 e 5 da Estação Elevatória de Água Bruta e também do motor de nº 2 da Estação Elevatória de Água Tratada do referido Sistema. “A manutenção periódica dos motores propiciará condições eficientes e confiáveis para o acionamento das bombas que, por sua vez, são responsáveis pela distribuição de água para a população”, afirmou o engenheiro Antônio Rossini Monzini, gerente de Produção de Água do Sistema Italuís.

Serviços - Mesmo durante a realização dos serviços de desmontagem e montagem dos motores, troca de componentes mecânicos e elétricos, balanceamento de conjunto girante, limpeza e pintura, os consumidores de São Luís não sofrerão nenhuma paralisação no fornecimento de água, uma vez que a companhia conta hoje com um equipamento reserva em cada uma das estações elevatórias.
Em relação à aquisição de materiais, a Caema realizou licitação para a aquisição de flutuadores esféricos para ventosas de tríplice função nas bitolas de 100 e 200 mm para o sistema de abastecimento de água do Italuís. Esses flutuadores operam nas ventosas, que são responsáveis pela proteção das tubulações. As ventosas são orifícios, encontrados em toda a rede de tubulação, que servem para a entrada de ar quando a pressão da água diminui. Com a diminuição da pressão e a entrada de ar nas tubulações, evita-se a formação de vácuo, que é responsável pela pressão, uma das principais causas de rompimento da adutora.

Nenhum comentário: