domingo, 24 de junho de 2012

Suzano avança na instalação da unidade fabril em Imperatriz



Previsão é de que em outubro de 2013 a empresa entre em operação; hoje, cerca de 45% da obra está pronta, mantendo a meta inicial.

João Rodrigues
Da equipe de O Estado

Imperatriz - Iniciadas em abril do ano passado, as obras de construção da unidade fabril da Suzano Papel e Celulose, a 30km do centro de Imperatriz, estão aproximadamente 45% prontas. A empresa mantém a meta inicial anunciada em 2011 de conclusão de obras e início da operação em outubro de 2013. Desde a planta até o estágio atual, a Suzano vem desenvolvendo ações em várias áreas como estratégia para o empreendimento.
Na construção da fábrica, estão sendo empregados cerca de 2 mil trabalhadores, mas esse número vai aumentando a cada etapa ou trimestre até atingir o pico da obra nos últimos três meses de 2013, quando deverá contar com 7 mil contratados.
A maioria dos profissionais (78%) é formada por pessoas que moram em Imperatriz e municípios vizinhos, conforme acordo firmado entre a empresa e o Governo do Estado.
O estágio atual da obra é de terraplanagem e início do estaqueamento, quando são instaladas as vigas (estacas) que servem de sustentação da fábrica como é o caso das caldeiras, uma enorme estrutura que equivale ao coração da fábrica.
A visão do alto do site, como também é chamado o local onde fica o canteiro de obras, lembra uma maquete. Numa visita ao interior do canteiro de obras, é possível se ter a real dimensão da estrutura gigantesca que está sendo erguida pelo consórcio formado pela Suzano e três companhias estrangeiras.
Em explanação para vereadores e jornalistas durante visita às obras na semana passada, os técnicos apresentaram uma síntese do projeto da fábrica de celulose, definida como uma das mais modernas do mundo para reduzir os impactos ao meio ambiente.
A unidade fabril terá capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação. O trunfo é que a fábrica será autossuficiente em energia, além oferecer 15 mil empregos.
Aos parlamentares, os técnicos reafirmaram ainda que a madeira a ser utilizada como matéria-prima para indústria virá de plantios próprios de eucalipto, uma espécie de fácil adaptação, resistente e de crescimento rápido. Para a produção inicial, serão utilizadas áreas plantadas na região de Porto Franco. Na palestra aos vereadores, os técnicos detalharam o início da produção e responderam a perguntas.
Visita - Na primeira visita que fizeram ao canteiro de obras da Suzano, nove, de um total de 13 vereadores, conheceram a estrutura em formação, mas concentraram suas perguntas sobre os impactos ambientais e a geração de empregos.
Reunidos num auditório com capacidade aproximada de 100 pessoas, os técnicos recorreram a slides para prestar as informações, algumas pontuais: quando serão recuperadas a Avenida Silvino Santos, na Vila Macedo, e a estrada de acesso à Praia do Imbiral e quantos empregos serão gerados.
A vereadora Fátima Avelino (PMDB) quis saber sobre uma denúncia que recebeu em seu gabinete gabinete de que uma mulher havia feito cursos de qualificação e mesmo assim não havia sido chamada.
Segundo a resposta, o caso seria analisado com cuidado. Mas surgiu a suspeita de que a pessoa poderia não ter se encaixado na vaga por problemas de saúde ou outros motivos que poderiam ser investigados. Outras indagações ficaram sem resposta, naquele momento.
O tráfego intenso de caminhões deixou em situação crítica a Avenida Silvino Santos. A companhia prometeu recuperá-la. O recurso para a obra será repassado à Prefeitura de Imperatriz em prazo não informado. Mas antes disso carros-pipa serão utilizados para molhar a avenida, visando reduzir a poeira.
A estrada será recuperada. Só não foi informado o prazo. Sobre uma comunidade rural que fica no caminho, não houve resposta satisfatória aos parlamentares - que reagiram com vibração quando um dos técnicos falou sobre o número de empregos que serão gerados e que os próprios parlamentares poderiam indicar profissionais, especialmente engenheiros, para trabalhar na construção da fábrica.
Após a palestra no auditório, vereadores, técnicos e jornalistas fizeram um passeio pelo canteiro de obras. A visita, iniciada por volta das 10h, só terminou às 13h, com saldo positivo.
Mais
A Suzano Papel e Celulose em Imperatriz está sendo instalada via parceria com várias empresas nacionais e internacionais. Os equipamentos que estão sendo utilizados, por exemplo, foram fornecidos por parceiros como a sueco-filandesa Metso, responsável por todas as ilhas de processos, e a alemã Siemens, que responde pelo projeto e fabricação dos turbogeradores, os quais resultarão no abastecimento da fábrica.

3 comentários:

Anibal disse...

Parabens a todos

https://www.facebook.com/cat.treinamentos

CAT Cursos disse...

https://www.facebook.com/cat.treinamentos

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/cat.treinamentos