sábado, 10 de setembro de 2011

Paróquia de São José de Ribamar é elevada ao grau de santuário


Paróquia de São José de Ribamar é elevada ao grau de santuário


O arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, e o padre doutor Raimundo Gomes Meireles, chanceler do arcebispado de São Luís, assinaram ontem o decreto que elevou o grau da paróquia de São José de Ribamar à condição de Santuário de São José de Ribamar. O novo título foi anunciado na missa de abertura dos Festejos de São José de Ribamar.
A partir de agora, a Ilha de São Luís passa a ter dois santuários decretados pela Igreja Católica. Antes da Igreja de São José de Ribamar, apenas a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, era considerada também um santuário.
O decreto de homologação da paróquia de São José de Ribamar como santuário tomou como base os cânones 1.230 e 1.232 do Código de Direito Canônico e demorou pouco mais de um ano para ser instituído pois ainda dependia de alguns detalhes burocráticos e também do próprio crescimento da Igreja de São José de Ribamar. O último passo dado pela paróquia para a promoção foi a instituição da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no povoado Moropoia.
Anseio - Segundo dom José Belisário, a elevação do grau da paróquia de São José de Ribamar é a concretização de um antigo anseio popular. “Estamos, de certa maneira, reconhecendo uma realidade criada pelo nosso povo. Queremos reconhecer todos os esforços, a devoção de fiéis e de romeiros com a criação do santuário”, disse dom Belisário.
Ainda segundo o arcebispo, administrativamente não há mudanças, mas há uma simbologia importante por trás dessa nova denominação. “Muda o símbolo e a responsabilidade para uma longa caminhada de vida”, disse Belisário.
Ontem também foram nomeados o reitor e o vice-reitor do santuário de São José de Ribamar. O santuário terá como reitor o padre Cláudio Roberto Cruz e como vice, padre Gutemberg Feitosa. Este último foi o responsável pela leitura do decreto de criação do santuário da igreja de São José.
Hoje, será realizada a romaria em direção à igreja de São José. A organização do evento espera que pelo menos 200 mil pessoas participem da caminhada de aproximadamente 20 quilômetros entre a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e o santuário de São José de Ribamar.
O primeiro grupo deve sair da Cohab por volta das 20h, com chegada em Ribamar por volta das 23h30. Durante a madrugada, serão realizadas mais três missas de recepção dos romeiros. Uma às 1h de domingo, outra às 2h30 e a última às 4h.

Mais


A missa de abertura dos festejos de São José de Ribamar reuniu centenas de pessoas e teve a presença, além do arcebispo metropolitano, do bispo emérito de Viana e ex-vice presidente da regional V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Xavier Gilles. Segundo a coordenação do festejo, foi apenas a primeira de aproximadamente 35 missas que serão realizadas durante as festividades em homenagem ao santo. O festejo vai até o dia 18 deste mês.

Nenhum comentário: