O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), composto pelo porto público organizado do Itaqui e pelos terminais de uso privativo (TUP) da Alumar e Ponta da Madeira (Vale), recebeu 137 navios mercantes em julho deste ano. No mesmo período do ano passado, foram atendidas 131 embarcações, o que significa um aumento de 4,5%. Os dados são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente a movimentação de navios na Baía de São Marcos e nos portos da Ilha.
De acordo com as estatísticas, o CPSL apresentou uma taxa de atendimento de 4,41 navios por dia, com índice de estadia de 5,4 horas por navio, o que representa um aumento na produtividade em relação a julho de 2010, que registrou taxa de 4,22 navios/dia (crescimento de 4,3%) e estadia de 5,6 horas/navio (alta de 3,7%).
Portos - Em relação ao desempenho dos portos em julho deste ano, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) recebeu o maior número de navios cargueiros, com 57 unidades, apresentando taxa de estadia média de 13 horas/navio. No terminal, o Píer I foi o mais movimentado do período, com 19 navios. Em segundo lugar ficou o Píer III/Norte, com 16 operações, seguido pelo Píer III/Sul, com 14.
O atracadouro de pior desempenho foi o Píer II, com oito operações. Este é o único que não está localizado em Ponta da Madeira, e sim no Porto do Itaqui, que o denomina berço 105 (arrendado à Vale).
O Porto do Itaqui ficou em segundo lugar em movimentação de navios, com 52 unidades, com taxa de estadia média de 14,3 horas/navio. Foram 16 embarcações no berço 104, destinado à movimentação de derivados de petróleo, assim como o berço 106, que recebeu 12 navios no período em referência. O berço 102 atendeu 15 navios, enquanto o berço 103 apenas oito.
Reforma - Segundo os dados da Pratimar, não houve operação de navios mercantes no berço 101 do Itaqui em julho. Desde o início do ano está programada a realização de reformas no atracadouro, que registrou poucas operações no semestre, com apenas três navios em junho, sete em maio, 10 em abril, nove em março, 11 em fevereiro e 13 em janeiro.
O Terminal da Alumar, de acordo com o registro da Pratimar, recebeu 28 navios em julho deste ano, com taxa de estadia média de 26,5 horas/navio. O terminal tem dois atracadouros, que receberam, respectivamente, 13 e 15 embarcações cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário