quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aeroporto de São Luís bate recorde com fluxo de 131.716 passageiros no mês de julho


O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado bateu, em julho, recorde histórico de fluxo mensal de passageiros. No mês passado, 131.716 pessoas embarcaram ou desembarcaram em São Luís. O número é 26,92% superior ao antigo recorde mensal de fluxo de passageiros no Cunha Machado, registrado em dezembro do ano passado, quando 103.776 pessoas embarcaram ou desembarcaram na capital.

Em comparação ao mesmo mês do ano passado, julho de 2010 teve um volume de passageiros 33,99% maior. Se no mês passado o fluxo de passageiros superou 131 mil pessoas, em julho do ano passado o volume foi de 98.301 pessoas.

De acordo com o diretor de Operações do aeroporto Marechal Cunha Machado, Walteuner Bezerra Mendonça, esse rendimento é fruto da melhoria do nível de renda da população brasileira, ligada ao maior fomento das políticas de turismo no estado. "Alguns desses fatores estão sendo verificados no Brasil inteiro devido à condição econômica pela qual o Brasil atravessa. Também há um trabalho que as instâncias de São Luís e do Maranhão fizeram para estimular, principalmente o turismo de negócios, que ajudou nesse rendimento", disse Mendonça.
Os dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgados ontem também mostram que neste ano existe uma possibilidade grande de o aeroporto atingir um recorde no fluxo de passageiros no fim dos 12 meses. De janeiro a julho, o fluxo de passageiros chegou a 720.165 pessoas contra 529.201 em igual período do ano passado. Somente nos sete primeiros meses do ano houve um crescimento de 36,09%.

Estimativas - Em média, aproximadamente 100 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram em São Luís por mês. Se a média for seguida nos cinco últimos meses do ano, a tendência é de que o aeroporto Marechal Cunha Machado chegue, pela primeira vez na história, à marca de 1 milhão de passageiros em um ano.

Antes do resultado de julho, a Infraero em São Luís já trabalhava com uma projeção de fluxo de passageiros de janeiro a dezembro deste ano de 1,1 milhão. "É uma meta absolutamente alcançável", afirmou o diretor de Operações do aeroporto.

O otimismo da direção da Infraero em São Luís toma por base não somente a média dos sete primeiros meses do ano, como os dados acumulados dos últimos 12 meses (de agosto de 2009 a julho deste ano).

O ano passado foi o que registrou o maior fluxo anual de passageiros. O levantamento da Infraero atestou que nesse período embarcaram ou desembarcaram em São Luís 984.758 passageiros. Um fluxo 13,09% maior que em 2008. O desempenho no ano passado poderia até ter sido melhor, mas, em função da crise econômica, de fevereiro a maio do ano passado houve redução do fluxo de passageiros na capital maranhense.

Novo vôo vai operar em setembro

A partir de setembro, uma nova empresa passará a operar vôos com saída de São Luís: a Azul Linhas Aéreas. O primeiro vôo regular será realizado no dia 1º de setembro.

Inicialmente, a empresa vai operar vôos de São Luís a Campinas, com escala em Teresina. Os vôos serão diários. A empresa utilizará uma aeronave Embraer 190, com capacidade para 118 passageiros.

Segundo dados da Infraero, os vôos sairão de madrugada (São Luís a Campinas) e à noite (Campinas a São Luís). Conforme as solicitações para execução do plano de vôos, o São Luís-Campinas sairá às 3h30. Já o contrário, deverá sair de Campinas sempre às 19h20.
Com mais essa empresa no mercado maranhense, serão quatro as companhias aéreas que têm São Luís como um de seus destinos. Além da Azul Linhas Aéreas, Trip, TAM e Gol já fazem vôos pela capital.

Nenhum comentário: