quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

São Luís do Maranhão a Grande Campeã do Carnaval Paulista 2010.


 De Joãosinho Trinta a Wagner Santos

Zeca Maranhão

Brasileiros de todas as partes em especial paulistas e paulistanos, maranhenses e ludovicenses acompanharam atentamente a apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo. Dentre as favoritas a Acadêmicos do Tucuruví que escolheu a capital maranhense para tentar o seu inédito campeonato no grupo especial.

No que dependeu de São Luís nada ficou a desejar.
O Brasil dentre centenas de outros países puderam constatar a beleza, a diversidade da nossa cultura e até mesmo um pouco da arquitetura que nos deu o honroso título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. São Luís fez a sua parte, e fez bonito, cedendo à Escola da zona Norte de São Paulo o que tinhamos de melhor. Se o tão sonhado campeonato não veio, definitivamente a culpa não foi nossa. Perdemos exatamente num dos poucos ítens que não dependia nem de São Luís e nem tampouco do talentoso carnavalesco ludovicense Wagner Santos, que além de seu grandioso talento demonstrou ser um grande conhecedor da vida cultural da única capital brasileira que nasceu francesa, foi cobiçada por holandeses e colonizada por portugueses. A escola esbanjou harmonia algo que São Luís apesar da toda a sua diversidade também tem de sobra. São Luís é harmônica, consegue manter  em harmonia o passado e o presente, o antigo e o moderno, o velho e o novo, a tradição e a inovação o sagrado e o profano. Contudo a Acadêmicos do Tucuruví pecou em "Evolução" ítem que a sua homenageada tem experimentado em doses cavalares nas últimas décadas e que se a Tucuruví tivesse seguido o exemplo de São Luís à risca, teria se sagrado campeã na tarde de hoje.
Acompanhe como foi a apuração:

Começou às 16 horas (horário de Brasília), a apuração das notas das Escolas de Samba de São Paulo. Cinco jurados deram notas em nove quesitos. A nota mais alta e a mais baixa foram descartadas.
No quesito Alegoria, empataram, com a nota máxima 60, as escolas Vai Vai, Pérola, Mocidade, X-9, Gaviões, Tucuruvi e Rosas de Ouro.
                                 






Até este momento seguiam na frente as escolas Rosas de Ouro, Mocidade, Pérola, Acadêmicos do Tucuruvi e Gaviões todas com 120 pontos. Já tinham sido divulgadas as notas de quatro quesitos: Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria, Samba-Enredo e Fantasia. Ainda faltavam as notas de Enredo, Bateria, Harmonia, Evolução e Comissão de Frente.
                               


Após o último jurado de Enredo, ficam empatadas com 150 pontos quatro escolas: Tucuruvi, Rosas, Mocidade e Pérola Negra. Já divulgadas as notas dos quesitos Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria, Samba-Enredo, Fantasia e Enredo. Ainda faltam as notas de Bateria, Harmonia, Evolução e Comissão de Frente.

                     



Após as últimas notas do quesito Bateria, ficaram empatadas com 180 pontos 3 escolas: Tucuruvi, Rosas e Mocidade. Já Vila Maria e Vai-Vai estão em segundo com 179.75 pontos. Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga estão em último. Já foram as notas de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria, Samba-Enredo, Fantasia, Enredo e Bateria. Faltam as notas de Harmonia, Evolução e Comissão de Frente.



Após o último jurado de Harmonia, continuaram empatadas, agora com 210 pontos, 3 escolas: Tucuruvi, Rosas e Mocidade. Vila Maria e Vai-Vai estavam em segundo com 209.75 pontos. Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga permaneciam em último. Já foram as notas de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria, Samba-Enredo, Fantasia, Enredo, Bateria e Harmonia. Agora virão as notas de Evolução e Comissão de Frente.
                     





Após último jurado de Evolução, penúltimo quesito, ficaram empatadas com 240 pontos apenas duas escolas: Rosas de Ouro e Mocidade. Vai-Vai tem 239.50 e está em segundo. Em terceiro vem Vila Maria com 239.25. Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga estão em último. Já foram as notas de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegoria, Samba-Enredo, Fantasia, Enredo, Bateria e Harmonia e Evolução. Agora falta apenas a nota da Comissão de Frente, que é o critério de desempate.
                          



E assim, com 270 pontos, a escola de samba Rosas de Ouro sagrou-se campeã do Carnaval de São Paulo em 2010. Após 16 anos sem vitória, a escola terminou em primeiro lugar na apuração do desfile das escolas de samba na tarde desta terça-feira (16), no Sambódromo do Anhembi. O último título da Rosas foi em 1994. Em segundo lugar ficou a Mocidade Alegre com 0,25 ponto de diferença em relação à campeã. Para nós restou um honroso oitavo lugar e o consolo de saber que no carnaval, assim como no futebol, nem sempre ganha o melhor ou a escola mais bonita, a exemplo da Copa do Mundo de 82 e da Beija-Flor de Nilópolis em 89 com o enredo Ratos e Urubus larguem minha fantasia do genial carnavalesco e também ludovicense Joãosinho Trinta, que não levou o campeonato daquele ano com esse grande espetáculo de criatividade mas que permanecerá vivo na memória de todos, enquanto que a grande campeã daquele ano pouca gente de fato sabe quem foi. Fica provado então que campeã não é quem conquistou o maior número de pontos dos jurados mas quem marcou pontos na memória do povo, assim sendo, na disputa entre o técnico e o emocional  São Luís sagrou-se a grande campeã do carnaval de São Paulo em 2010.

A Acadêmicos do Tucuruví o nosso muito obrigado para sempre em nossos corações.



Nenhum comentário: