Atividade na indústria atingiu 58,4 pontos, segundo a Sondagem Industrial do Maranhão realizada pela Fiema
A produção da indústria maranhense cresceu em abril. Segundo a Sondagem Industrial do Maranhão chegou aos 58,4 pontos, alta de 11,6 pontos, influenciado pelo bom desempenho das indústrias de médio e grande portes. O resultado da sondagem é a mais alta registrada no ano. Em relação ao Brasil, que sustentou a produção em abril atingindo o indicador 52,8 pontos, e ao Nordeste, que teve 50 pontos, o indicador maranhense foi mais alto.
As empresas de médio e grande porte atingiram 63,2 pontos em abril, superando o indicador do mês anterior em 7,6 pontos. Já entre as empresas de pequeno porte, a alta foi ainda maior - 8,2 pontos, chegando aos 48,8 pontos. Porém, para as empresas nesta faixa o indicativo é de estabilidade porque o indicador se aproximou dos 50 pontos.
Números - Em relação à Utilização da Capacidade Instalada (UCI), a pesquisa da Fiema mostrou queda e ficou em 64%, o pior resultado já registrado desde que este indicador começou a ser acompanhado pela Sondagem Industrial do Maranhão.
Apesar de a UCI ter caído, os estoques de produtos finais nas indústrias de médio e grande porte ficaram em 51,8 pontos, o que indica queda na comparação com o mês anterior. Já para as indústrias de pequeno porte, o indicador cravou em 50 pontos, denotando estabilidade nos estoques.
A Sondagem Industrial do Maranhão também mostrou que o ânimo dos empresários, para os próximos seis meses, supera o resultado apurado em maio de 2012. Para o índice da demanda esperada de 71,8 pontos, acima da média de 64,9 pontos, revela um empresariado apostando num desempenho melhor até o último bimestre do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário