domingo, 11 de novembro de 2012

Sai a lista de campeões do “Kite Tour 2012″

 Por Nedilson Machado

Foi um sucesso a Etapa Cyrela – São Luís, do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, O Kite Tour 2012. O evento aconteceu, sob sol a pino, neste fim de semana, na Praia de São Marcos, em frente a Barraca Milhas.
Manobras radicais, velocidade e colorido dos kites encheram a praia de rara beleza e muita adrenalina.
O evento foi realizado pela ABK – Associação Brasileira de Kitesurf e contou com a participação de atletas de outros estados, países e das escolas locais AKO, OKP e Litorânea Kitesurf. Aqui a lista dos campeões.



O kite surf hoje é a categoria de esporte a vela que mais cresce no mundo.

KITE TOUR 2012 –ETAPA CYRELA .
REGATA INICIANTE MASCULINO:
1º VITOR LOBÃO
2º GUILHERME VALINHAS
3º TIAGO DIAS
REGATA ATÉ DE 1.40CM (TAMANHO DA PRANCHA) MASCULINA:
1º ANTONIO RODRIGUES
2º IGOR PASSO
3º EMANUEL GUEIROGA
REGATA ATÉ DE 1.40CM (TAMANHO DA PRANCHA) MASCULINA MASTER:
1º WALTER POLIDORO
2º ROBSON LOBO
3º RILDO AMAURI
REGATA ACIMA DE 1,40 MASCULINO
1º BRUNO LOBO
REGATA INICIANTE FEMININO:
1º MARCELA GOULART
2º CAMILA GOULART
REGATA ACIMA DE 1.40 MASTER
1º JOSÉ AUGUSTO ACOSTA MARTINS
2º ALEXANDRE KOZOLITZ
3º ANDRÉ VASCONCELOS
FREESTYLE MACULINO:
1º VIEIRA
2º LUCIVAN
3º GABRIEL
CIRCUITO BRASILEIRO
FREESTYLE FEMININO:
1º SAMY MARINS
2º ANTONIA DIONEIA
3º ÂNDREA GOULART DA TRINDADE
4º NAYARA LICARIÃO
FREESTYLE MASCULINO:
1º EUDÁZIO SILVA
2º EVANDRO SILVA
3º CARLOS MADSON
4º ALEXANDRE NETO
5º SET TEIXEIRA
RESULTADO REGATA MASCULINO
1º BODETE
2º PIMPOLHO
3º KAKA
4º PULGA
5º GEORGE
REGATA FEMININO:
1º NAYARA LICARIÃO
2º ANTONIA DIONEIA
3º ÂNDREA GOULART DA TRINDADE

Mais

Com o vento a favor, São Luís recebe atletas da elite do kitesurf brasileiro

Cidade sediou etapa do Brasileiro e do Estadual da modalidade, com cerca de 40 atletas.
 
 
O vento soprou forte e proporcionou ótimas disputas na final da etapa São Luís (Cyrella) do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, o Kitesurf Tour 2012. A competição, que reuniu cerca de 40 atletas, foi realizada na Praia de São Marcos (em frente à barraca Milhas) com a participação de atletas de nível nacional e internacional, que buscam pontuação para o Mundial 2013 e classificação para as Olimpíadas 2016. Paralelamente à fase nacional, foi realizado o Campeonato Maranhense.
Apesar de São Luís ter sediado pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, pela avaliação dos organizadores, passou com nota máxima. "O Kitesurf é a categoria de esporte a vela que mais cresce no mundo. A expectativa para esta etapa era grande por ser a primeira competição após a homologação do Kitesurf, na modalidade ‘Race’, como esporte olímpico. E a prova em São Luís foi maravilhosa. Aqui tem as condições de vento e mar perfeitas para a prática do esporte", avaliou o presidente da Associação Brasileira de Kitesurf, Américo Pinheiro.
Em São Luís, foram disputadas etapas do Campeonato Brasileiro nas modalidades Freestyle (estilo livre) e Rece (regata) nas categorias masculino e feminino. O Campeonato Estadual teve as mesmas modalidades e categorias.
Entre os competidores, a Praia de São Marcos também deixou boa impressão, como é o caso de Nayara Licarião, tetra campeã brasileira e 4ª colocada no Mundial 2012. "Para mim, que estou buscando o pentacampeonato, as condições de vento foram perfeitas para a prática do nosso esporte. E quanto a organização, foi tudo perfeito", disse.
O atual campeão brasileiro e campeão Mundial Master 2012 e Top 10 Mundial 2012, Wilson Bodete Veloso, a etapa São Luís deixará saudade entre os competidores. "É a primeira vez que venho a São Luís e gostei muito da cidade. As pessoas são muito hospitaleiras e as praias são mais que perfeitas para a prática do Kitesurf. Com toda certeza espero voltar mais vezes aqui nem que seja a passeio", declarou.
Um dos organizadores da etapa São Luís do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, Menezes Júnior, comemorou a aprovação do evento pelo público e pelos atletas. "Com certeza, a etapa foi muito além das nossas expectativas. Conseguimos trazer para o Maranhão os principais atletas da modalidade e ainda atraímos um público enorme para a
praia", comentou.
Depois da etapa maranhense, será a vez dos atletas da Regata e Freestyle enfrentarem os ventos fortes de Búzios (RJ) na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro que acontece de 19 e 20 deste mês apenas na categoria Race.

Polêmica - No início de maio, a Federação Internacional da Vela (ISAF) anunciou uma decisão polêmica: retirou dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, as classes star e RS:X (windsurfe), praticadas pelos brasileiros Robert Scheidt e Ricardo Winicki, o Bimba, e incluiu o kitesurfe como modalidade oficial.
Apenas uma das modalidades do esporte estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a regata, que consiste em uma corrida na qual vence quem cruza a linha de chegada em primeiro lugar. Ainda existem a kite wave e a freestyle, em que ganham as melhores manobras. A diferença entre as duas é que na freestyle se utiliza a prancha tradicional, parecida com a do snowboard; e na kite wave, uma prancha de surfe.

 

Nenhum comentário: