Jock Dean
Da equipe de O Estado
Maramar Náutica, com 30 anos de experiência em construção
naval, hoje trabalha com quatro linhas de embarcação e exporta para os EUA e
Canada.
Embarcações produzidas no Maranhão construídas com o uso da
tecnologia de fibra de vidro estão ganhando destaque no mercado náutico nacional
por causa da sua durabilidade, resistência e desempenho. Esta abertura do
mercado brasileiro para as embarcações maranhenses é decorrente do investimento
da empresa Maramar Náutica, sediada no Distrito Industrial de São Luís, que tem
30 anos de experiência em construção naval, 20 deles dedicados ao uso da fibra
de vidro. Ontem, o presidente do Conselho de Administração do Sistema Mirante,
Fernando Sarney, visitou a empresa ao lado de executivos da Maramar e do Sistema
Mirante.
Segundo Valéria Tavares, uma das proprietárias da Maramar,
atualmente a empresa produz de 8 a 9 barcos por ano, produção que é vendida para
estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina. "Estamos trabalhando
também com clientes de outros países, como Estados Unidos e Canadá", informou. A
empresa leva cerca de nove meses para construir um veleiro. Este tempo pode ser
alterado, variando de acordo com a necessidade do cliente, como ocorreu com o
tricampeão mundial de windsurf, Kauli Seadi, catarinense, cuja embarcação levou
um ano e meio para ficar pronta. Ele estava ontem na Maramar.
Atualmente, a Maramar trabalha com quatro linhas de embarcação.
A linha Praia, com três modelos de catamarãs, 28, 30 e 47. A linha Pesca inclui
os Atins 28 e 36, monocascos em fibra de vidro, motor a diesel, propulsão a
hélice e urna para pescado. O Atins 36 tem uma autonomia de 140 horas a uma
velocidade média de 7 nós e capacidade para armazenar até 7 toneladas de pescado
e acomodações para seis tripulantes. A linha Prática inclui uma lancha de 80 nós
para uso em lazer, turismo e transporte de passageiros com capacidade para até
150 pessoas. A linha Maramar inclui barcos de pesca para até 30 passageiros.
A Maramar é a empresa que constrói o maior catamarã produzido no
Brasil, o Praia 47, que tem 14,30 metros de comprimento por 8,10 de largura,
capacidade para quatro camas de casal e quatro beliches individuais. Todas as
embarcações são projetadas por Jaime Tavares, outro proprietário da empresa, que
foi fundada pelo ex-prefeito de São Luís, Haroldo Tavares. "Nossos barcos se
destacam por causa da sua durabilidade, segurança, resistência, mecânica e por
serem fáceis de manobrar. O catamarã é uma embarcação muito estável que não
emborca com facilidade", explicou o empresário.
Praia 30 - Em 1985, após um ano e três meses de testes e de
aperfeiçoamentos no protótipo, a Maramar lançou a primeira embarcação da sua
linha de multicascos (catamarã) em fibra de vidro. Após diversas outras
experiências e o lançamento de novas linhas de embarcações, em 2005 a empresa
decide retornar ao setor de multicascos como novo projeto da linha, o Praia 30.
A embarcação foi lançada oficialmente no Rio Boat Show - considerado o maior
evento náutico da América Latina.
Por suas características, a embarcação surpreendeu velejadores e
demais participantes da feira e, em julho do mesmo ano, ganhou destaque por
vencer quatro das cinco regatas da classe Multicasco B na Rolex Ilhabela Sailing
Week - evento internacional de iatismo.
Em outubro, o Praia 30 foi exposto no São Paulo Boat Show e
passou a chamar a atenção de esportistas como Kauli Seadi, tricampeão mundial de
windsurf, que ainda este mês velejará de São Luís a Florianópolis (SC) a bordo
de um Praia 30.
Segundo o esportista, há cerca de dois anos ele resolveu
explorar novos lugares para a prática do windsurf e navegação à vela. Como a
viagem vai durar pelo menos seis meses, ele precisava de uma embarcação que
tivesse boa navegabilidade, fosse resistente e confortável, já que ele e a
namorada, que é oceanógrafa, vão morar na embarcação durante o período.
"Eu pesquisei alguns monocascos, mas, pela facilidade de
aproximação com a costa, decidi navegar em um catamarã e me recomendaram o
Maranhão como local de compra por causa da experiência do estado neste tipo de
embarcação", afirmou.
O Praia 30 é um catamarã com capacidade para até quatro pessoas
em viagens longas. Em caso de passeios, a embarcação, que tem 9,20 metros de
comprimento e 5,60 metros de largura, comporta até 10 pessoas. "Eu pedi que eles
fizessem algumas adaptações ao projeto original para que ele também sirva de
moradia, mas toda a parte náutica foi mantida justamente pela sua navegabilidade
que permite atingir boas velocidades", informou Kauli Seadi. A experiência do
windsurfista a bordo do Praia 30 será mostrada em um programa do Canal Off, da
Globo SAT, no segundo semestre deste ano.
Saiba mais
- Diversos outros estados brasileiros produzem veleiros,
catamarãs, lanchas e barcos pesqueiros, sendo São Paulo o maior produtor
nacional. Mas o Maranhão se destaca por desenvolver uma linha de embarcações em
fibra de vidro, que os torna mais resistentes que os criados a partir da
madeira.
- A tecnologia utilizada pela empresa inclui também a espuma de
Divinicell que oferece melhor relação entre peso e resistência, além das suas
propriedades de isolamento térmico e acústico, baixa absorção de água e boa
resistência química.


Um comentário:
Esta empresa vem lesando seriamente consumidores. Não Comprem com eles!
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