domingo, 10 de março de 2013

Corpo de Bombeiros terá novas unidades no interior do Maranhão este ano

 
Timon, Balsas e Bacabal serão as primeiras cidades beneficiadas com o projeto de expansão da corporação anunciado pelo novo comandante, João Wanderley
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) terá unidades novas nas principais cidades do interior do estado ainda este ano. A informação foi repassada pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, na quarta-feira, durante a cerimônia de troca de comando da corporação, agora sob a responsabilidade do coronel João Wanderley Costa Ferreira, que substituiu o coronel Marcos Sousa Paiva.
O projeto de expansão dos trabalhos dos bombeiros começará a ser implantado em Timon, Balsas e Bacabal. Segundo Aluísio Mendes, o quartel do Corpo de Bombeiros em Timon será construído com recursos do Governo do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB). Ainda na cidade, o 11º Batalhão da Polícia Militar também passará por reformas, sendo readequado para que possa atender também a população como centro de inclusão digital.
Serão investidos este ano R$ 40 milhões, destinados à melhoria de diversos serviços e reforços do trabalho do Corpo de Bombeiros somente no interior. Os processos de construção das unidades já começaram a ser licitados, de acordo o secretário, que também enfatizou a necessidade do novo contingente de bombeiros, que serão formados depois da conclusão do concurso da Segurança Pública. “A corporação ainda não alcança todo o estado, mas o governo está trabalhado para mudar essa realidade e investindo o que pode para dar mais condições de trabalho a essa classe de trabalhadores, que são vistos como heróis pela maioria da população maranhense”, afirmou Mendes.
Para o secretário, será iniciada uma nova fase na história do Corpo de Bombeiros, que vai seguir a bem-sucedida administração do coronel substituído, Marcos Sousa Paiva. “Esperemos que, com João Wanderley Ferreira, o Corpo de Bombeiros continue sendo uma corporação com o mesmo compromisso e excelência. Será continuada a política de revitalização e renovação do Corpo de Bombeiros”, disse.
O novo comandante João Wanderley Ferreira afirmou que todos os projetos nos quais o Corpo de Bombeiros está engajado serão mantidos, principalmente do trabalho de prevenção a acidentes e incêndios. Outra iniciativa será o aumento do número de militares no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Um novo prédio será providenciado para atender ao esquadrão especial do CBM-MA. “Vamos fortalecer esse setor para que possamos exercer uma atividade coesa para a sociedade”, disse Ferreira.

Dificuldades – Segundo ele, serão mantidas as parcerias com o Ministério Público estadual e com outros órgãos de vigilância da sociedade. Os projetos de prevenção a acidentes e incêndios vão ser implantados em São Luís e o avanço para o interior será ampliado este ano. “Queremos atuar principalmente com crianças e adolescentes, aos quais vamos ensinar o que devem fazer em caso de catástrofes ou incêndios. Outra ação é ir às comunidades e ajudar a população a criar uma cultura preventiva no dia a dia”, explicou Wanderley Ferreira.
Ele acredita que serão superados problemas estruturais na capital no atendimento emergencial que podem comprometer a atuação do Corpo de Bombeiros, como a falta de hidrantes suficientes por toda a cidade. O comandante do CBM garantiu que o treinamento de pessoal para atuação em prédios verticais será outro foco do trabalho. “Já estamos fazendo um levantamento das áreas onde ainda devem ser instalados hidrantes, com base em uma pesquisa já iniciada pelo coronel Marcos Paiva. Acredito que vamos solucionar essa deficiência em breve, porque já entramos em contato com a Caema [Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão] e discutimos a questão”, afirmou ele.

Nenhum comentário: