domingo, 4 de novembro de 2012

Empresas investem cada vez mais em shoppings no Maranhão

 

Projeto Golden Shopping Calhau, em São Luís, mostra a valorização dos investimentos neste tipo de comércio mais sofisticado em todo o estado (DIVULGAÇÃO)
Projeto Golden Shopping Calhau, em São Luís, mostra a valorização dos investimentos neste tipo de comércio mais sofisticado em todo o estado

Apostando na demanda reprimida do consumidor maranhense, empresas investem na construção de modernos centros de compras em vários municípios.
 
“Engana-se quem pensa e propaga a ideia de que o Maranhão é um estado pobre, pois aqui é um lugar de muitas oportunidades para empreender”. O otimismo manifestado pelo empresário Sérgio Manzalli, da SAC Consult, no lançamento, pela São Luís Malss, do Golden Shopping Calhau, quarta-feira (31 de outubro), justifica mais ainda a disposição de diversas empresas em investir no segmento de shoppings center no Maranhão. Além de São Luís, seis cidades do interior do estado estão com lançamentos nesta área, sem falar nos já inaugurados, na capital e em Imperatriz.

O lançamento do Golden, cuja proposta é ser um centro de compras sofisticado, deu-se oito dias após a apresentação, pelo Grupo Claudino, de um projeto de expansão que vai praticamente duplicar o São Luís Shopping. Os dois empreendimentos somam mais de R$ 300 milhões em investimentos de excelentes áreas que podem se transformar nas melhores opções para quem tenciona iniciar ou expandir negócios no ramo comercial.

Manzalli presta atualmente consultoria para pelo menos três empresas no Maranhão e já percorreu diversas regiões do estado para oferecer os melhores projetos e diz que o ambiente é amplamente favorável para esse tipo de negócio em muitos municípios. Para que se tenha ideia do que isto significa, o Teresina Shopping, na capital do Piauí, foi projetado (e está sendo triplicado) para atuar num raio de 350 quilômetros, ou seja, atrai clientes de uma distância até em Bacabal, na região do Mearim no Maranhão, porém nesta área já são pelo menos três centros de compra já em fase de início das obras, em Bacabal, Caxias e Timon.

Já na região tocantina, onde recentemente o Grupo Franere inaugurou o Imperial Shopping, na cidade de Imperatriz, a aposta agora em Açailândia, onde o grupo Unique, do Pará, anunciou a construção do Açaí Shopping. Na Ilha de São Luís, além do Golden e da ampliação do São Luís, estão em fase de lançamento o Pátio Avenida, da Canopus, em São José de Ribamar (nas proximidades do Maiobão) e outro na região do Itaqui-Bacanga.

Lazer
O empresário Haroldo Cavalcanti Júnior, presidente da Associação Comercial do Maranhão, não esconde sua perplexidade com o crescimento desses investimentos. Ele compara São Luís com a Zona Sul do Rio de Janeiro, onde se concentra uma população duas vezes maior que a da capital maranhense, e nela há somente três grandes shoppings (além de muitas galerias), “e nós estamos partindo para cinco”, observa, acrescentando o Jaracati e o Tropical (ambos com projetos de expansão em andamento ou em fase de estudo).

O arquiteto Militão Gomes Filho, ao opinar sobre este fenômeno, lembra que o crescimento das cidades os espaços públicos ficaram mais restritos, portanto estes centros comerciais, além de serem locais para comprar, se tornam opções de lazer, em locais onde as pessoas se encontram, paqueram, fazem refeição, assistem a um filme etc, ou seja, facilitam o comércio, já que as vitrines estão expostas para um grande público assim como era até bem pouco tempo atrás nas ruas de grande movimento.

Quanto ao interior do estado, o empresário Osvaldino Pinho, da Lastro Engenharia, destaca que na maioria dessas cidades o comércio é desorganizado e o público que tem melhor poder aquisitivo fica sem opções e prefere sair para outros centros mais avançados, sendo que a partir de agora devem fazer suas compras no mesmo local em que residem. Osvaldino está com dois projetos em andamento, em Bacabal e Santa Inês.

De acordo com Manzalli, as pesquisas de campo mostram que ainda há uma demanda reprimida no Maranhão, pois muitos consumidores deixam o estado em busca dos grandes centros (Rio de Janeiro, São Paulo e até Miami nos Estados Unidos) para adquirirem produtos mais sofisticados. Logo, o surgimento de um empreendimento como o Golden, na capital, vai preencher uma grande lacuna aberta no comércio do Maranhão, devendo atender tanto a capital quanto o interior.

Shoppings
São Luís conta atualmente com três grandes shoppings center – Rio Anil (Turu), Shopping da Ilha (Maranhão Novo) e São Luís (Jaracati) – e dispõe ainda de dois de médio porte: Jaracati, no bairro do mesmo nome, e Tropical, no Renascença. Estes estão em fase de expansão e devem ganhar, além de mais espaços para lojas âncoras e satélites, torres comerciais e residenciais.

O empresário Roosevetl Murad, proprietário do Tropical, promete para breve o anúncio da expansão do seu centro comercial. Ele não entra em detalhes, mas o projeto prevê a transformação da âncora ocupada pelo Supermercados Mateus em mais espaços para lojas e a construção de duas torres (uma comercial e outra um hotel). A mexida deve melhorara estrutura também do Monumental, anexo ao Tropical.

Outro empreendimento no setor já anunciado, embora de menor porte, é o da construtora Lua Nova, que pretende construir no bairro do Cohatrac, uma ampla e moderna galeria.

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