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Itaqui em 2013 Porto do Maranhão deverá ser um dos mais modernos do Brasil e um dos mais importantes do mundo, segundo presidente da Emap |
O lançamento, quarta-feira (07), da pedra fundamental do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que importará num investimento superior a R$ 500 milhões, torna realidade um dos mais ousados projetos com vistas a modernizar o Itaqui, mas é apenas um dos pontos do que está sendo planejado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). “Competitividade é a nova dinâmica da atual gestão da Emap. Tornar a empresa mais competitiva, num cenário público, é o nosso grande desafio”, disse o presidente, Luís Carlos Fossatti, ao discursar na solenidade. De acordo com Fossati, as metas para os próximos 20 anos visam a criação de uma linha ascendente, muito mais além das mais de 15 milhões de toneladas que deverão passar pelo Porto do Itaqui este ano, compreendendo granéis líquidos e sólidos e carga em geral. “Nosso objetivo é alcançar 150 milhões de toneladas até 2031”, acrescentou ele.
Dentre os empreendimentos previstos para serem concluídos nas próximas duas décadas estão a recuperação estrutural dos berços 101 e 102 (já consolidada), término da construção do berço 100 e alargamento do cais Sul; construção de um píer petroleiro; e um novo terminal de passageiros, na Ponta da Espera, que vai ser de grande utilidade para o setor de turismo, já que poderá colocar São Luís, em definitivo, na rota dos grandes cruzeiros marítimos.
Este projeto de expansão, como explica o presidente da Emap, implica em investimentos que superam a marca dos R$ 6,4 bilhões, recursos que serão captados através de parcerias com os governos da União e do Estado, além de verbas próprias da empresa, bem como da iniciativa privada, que, segundo Fossatti, são as mais interessadas na transformação da estrutura portuária maranhense numa das mais modernas.ParceriaDe acordo com o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o que foi feito com vistas à viabilização do Terminal de Grãos é o primeiro exemplo concreto da Parceria Privada Pública, “que é mais ousada que Público Privada”, e isto demonstra o quanto a Emap vem sendo uma empresa ousada em seus propósitos.O secretário faz questão de reconhecer que o Maranhão é um dos estados que concentram maiores índices de pobreza do Brasil, entretanto sua gente, seus governantes, seu empresariado vêm dando exemplos de superação. A modernização do Itaqui é um exemplo disto, pois está sendo preparado para ser um porto modelo, que vai aproximar mais o estado dos maiores mercados mundiais.Macedo recorda que muitas coisas estão ocorrendo no mesmo tempo em que o Itaqui avança: rodovias e ferrovias sendo duplicadas, novos empreendimentos vindo para o Maranhão, Canal do Panamá sendo alargado, ou seja, é preciso estar preparado para acompanhar esta dinâmica.
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