sábado, 21 de julho de 2012

Projeto Maranhão Vale Festejar continua

Domingo de manifestações culturais no Arraial da Lagoa

Projeto Maranhão Vale Festejar continua hoje, às 19h, no Arraial da Lagoa, para receber cinco grupos folclóricos, além da Banda do Bom Menino.

Evandro Júnior
Da Equipe de O Estado
 
A Banda do Bom Menino é quem abre a programação de hoje, às 19h, no projeto Maranhão Vale Festejar, São João fora de época realizado no Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen) pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês com patrocínio da Vale e apoio de quatro empresas, entre elas, Sistema Mirante. A noite terá ainda a apresentação de outras cinco manifestações folclóricas e um encontro de amos de boi sotaque de zabumba.
Depois da Banda do Bom Menino, fundada no bairro Desterro, será a vez da apresentação dos amos de boi de zabumba, que começará às 19h30. O encontro de amos já é tradição nas edições do Maranhão Vale Festejar. Cada amo canta uma toada e alguns se homenageiam entre si. Participam do encontro 11 cantadores, representando os grupos Boi Laço de Amor, Boi de Leonardo, Boi Unidos Venceremos, Boi Sempre Seremos Unidos, Boi de Dona Zeca, Boi da Vila Passos, Boi da Boa Vontade, Boi Capricho da Primavera, Boi da Fé em Deus, Boi Anjo do Meu Sonho e Mimo de São João da Ivar Saldanha.
Em seguida, o tablado ficará reservado para os bailarinos do Cacuriá de Dona Teté. Por último, se apresentarão Boizinho Barrica, Boi de Santa Fé, Boi de Iguaíba e Boi de Nina Rodrigues. O Boi de Nina Rodrigues fará a mesma apresentação que realizou durante os festejos juninos deste ano, abrindo o espetáculo com poemas maranhenses musicados.
Homenagem - Segundo Concita Braga, presidente do grupo folclórico, os bailarinos também fazem uma homenagem ao reggae maranhense. “São nossas homenagens ao aniversário de 400 anos de São Luís, quando dançamos ao som de poemas musicados e também fazemos uma rápida menção ao reggae, oportunidade em que nossos bailarinos executam passos da dança, agarradinhos, como fazem os maranhenses nos bailes de reggae”, disse Concita Braga.
De acordo com José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, cantores, músicos e bailarinos do grupo folclórico também apresentarão a base do espetáculo trabalhado durante o mês de junho, com novas coreografias e toadas inéditas. “Um projeto muito importante, pois ante a grandiosidade do nosso folclore, apenas um mês de apresentações é muito pouco. Precisamos de muito mais”, disse José Pereira Godão.
A produção do projeto Vale Festejar está seguindo à risca os horários das apresentações dos grupos folclóricos e a Lei do Silêncio. A iniciativa está completando 10 anos de existência no calendário do mês de julho e atrai anualmente centenas de turistas que se dirigem ao espaço principalmente para fotografar e filmar as apresentações dos grupos folclóricos. Para complementar a festa, pratos de comidas típicas da culinária maranhense são vendidos nas barracas espalhadas pelo terreiro.
Um dos objetivos do Maranhão Vale Festejar, segundo a produção, é atrair famílias para o Arraial da Lagoa, principalmente pessoas que durante o período oficial de São João não tiveram a oportunidade de assistir aos espetáculos culturais, haja vista que os terreiros costumam ficar lotados durante a temporada propriamente dita.

Serviço


• O quê
Projeto Maranhão Vale Festejar, da Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Arraial da Lagoa (Lagoa)

Programação


19h – Banda do Bom Menino
19h30 – Amos de Zabumba
20h – Amos de Zabumba
20h45 – Cacuriá de
Dona Teté
21h30 – Boizinho Barrica
22h30 – Boi de Santa Fé
23h30 – Boi de Iguaíba
00h30 – Boi de Nina Rodrigues

Nenhum comentário: