quinta-feira, 12 de julho de 2012

Petrobras recua diante da reação do Governo do Ceará mas cadê a força política do Maranhão que aceita tudo passivamente?



Um Presidente do Senado, 3 Ministros, dezenas de Deputados e Senadores  capachos  juntos  não valem um governador do Ceará.

Roseana Sarney aprenda com o Cid Gomes!

Do Diário do Nordeste

Após encontro com dilma

Petrobras recua e anuncia refinaria até meados de 2018


Estatal divulgou nota oficial com data de operação da Premium II após reunião de Cid Gomes com Graça Foster
Pressionada politicamente, a Petrobras "atendeu apelo" da presidente Dilma Rousseff e de representantes das classes política e empresarial cearenses e recuou da decisão de adiar para "pós 2017", o início das operações da refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante. Após reunião no início da tarde de ontem, entre o governador Cid Gomes e a presidente da Petrobras, Graça Foster, a estatal divulgou por meio de nota que "a operação da Premium II, a depender da solução tecnológica adotada, deve ser iniciada entre o final de 2017 e meados de 2018, em linha com o Plano de Negócios anterior, para o período 2011-2015". O encontro aconteceu na sede da empresa, no Rio de Janeiro, dois dias após Cid Gomes jantar com Dilma Roussef, em Brasília.


Encontro de Cid Gomes com presidente da Petrobras ocorreu ontem, no Rio FOTO: DIVULGAÇÃO

No dia 26 de junho último, ao apresentar ao mercado o Plano de Negócios da Petrobras para os anos 2012-2016, Graça Foster divulgou documento onde afirmava que "nenhuma nova refinaria será implantada, até que tenhamos confiança de atingir menor Capex (investimento em bens de capital) e retorno adequado". Àquela data, o texto foi lido pelo diretor executivo de Refino, José Carlos Cosenza, após exposição do novo plano de negócios, jogando nova "ducha de água fria" nos projetos de desenvolvimento sócio-econômico do Estado, que há décadas luta pela implantação de uma unidade de refino de petróleo no Ceará.

Discurso semelhante

Passados 20 dias e após pressões políticas, que fizeram lembrar até as declarações do ex-presidente Lula e o compromisso da própria Dilma, de instalar uma refinaria no Ceará, Graça Foster, mudou o tom. Na reunião de ontem, ela detalhou o projeto do empreendimento, no qual estão previstos investimentos da ordem e US$ 11,1 bilhões, recursos que ainda não estão assegurados no atual plano de investimentos da Estatal.

Para Cid Gomes, Graça Foster falou ontem, da importância da refinaria Premium II para que a Petrobras possa atender ao mercado interno de derivados de petróleo. Discurso semelhante ao que fizera na véspera, na última terça-feira, em São Luís (MA), para onde viajou para transmitir à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o mesmo que dissera ontem, a Cid Gomes. Ou seja, que a refinaria Premium I também estaria confirmada para o Estado maranhense nos planos da Companhia Petrolífera.

No Plano de Negócios 2012-2016 da empresa, divulgado em 26 de junho, as refinarias do Maranhão e do Ceará, respectivamente Premium I e II, foram enquadradas dentro dos projetos considerados "em avaliação" pela Petrobras. Anunciada à mesma época que a do Ceará, a Premium I já está com cerca da metade de sua área terraplenada.

Fase de avaliação

Ontem, a Petrobras reiterou que a demanda de combustíveis estimada para 2020, no Brasil, é de cerca de 3,4 milhões de barris, por dia. Segundo a Petrobras, o projeto encontra-se em fase de avaliação para adequação aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada.

"Atingir o equilíbrio no balanço entre oferta e demanda de combustíveis no mercado interno é uma busca constante da Companhia, e para isso nós contamos com a construção da Premium II", afirmou a presidente da Petrobras.

"Mal entendido"

De acordo com Cid Gomes, além de apresentar o plano da Petrobras, Graça Foster buscou desfazer o mal entendido gerado na imprensa nacional, em relação a "um eventual entendimento de que a refinaria seria adiada". Conforme disse, ela mostrou como anda todo o planejamento da refinaria e quanto ela é importante para o Brasil.

Na ocasião, Graça Foster revelou que do total gasto pelo País em compras no exterior, 17% são de derivados de combustíveis. "Hoje, o Brasil está exportando petróleo cru e importando derivados e, muitas vezes, a um preço maior do que é vendido internamente, gerando prejuízo à Companhia", destacou Cid.

Licenciamento parcial

O governador disse ainda que vários itens que ainda emperram o empreendimento foram passados em revista. Segundo ele, o órgão ambiental (Ibama) já teria concedido a licença de instalação para que seja feito o cercamento, a supressão vegetal e a terraplenagem da área administrativa da refinaria. "Já o licenciamento para a refinaria como complexo industrial ainda aguarda anuência da Funai", revelou Cid Gomes.

Parceria

Consultada pelo governador, a presidente da Petrobras disse que poderia ser aberta a possibilidade de examinar a participação de um sócio, de um parceiro, para execução da Premium II, no Ceará. Essa era uma alternativa descartada pela Petrobras.

Para viabilizar a sociedade, Cid disse que se comprometeu a reaver alguns contatos passados e estabelecer novos para, em conseguindo a participação de um investidor estrangeiro, tentar antecipação o cronograma de funcionamento e as etapas de investimentos do empreendimento.

"Saio portanto, (da reunião) feliz, satisfeito de que os esforços (investimentos) feitos pelo Estado até hoje (para atrair a refinaria) não foram em vão, e que teremos a concretização do tão sonhado sonho de termos uma refinaria no Ceará", declarou Cid, ao fim do encontro.

O QUE ELES PENSAM

Notícia é boa, mas foi recebida com cautela
Venho acompanhando essa questão da refinaria de perto. A gente recebe essas informações com alegria, mas não podemos esquecer das questões que precisam ser solucionadas. Adoraria ver em uma só mesa, a Petrobras, Funai e os representantes do governo cearense para dar um ponto final nesta história. Claro que a notícia nos deixa a feliz. Não deixa de ser alguma garantia. Porém, com sinceridade, quero ver para crer.
RICARD PEREIRA
Presidente do Simec


Vejo essa promessa da Petrobras com bastante otimismo. Significa que as obras devem iniciar o quanto antes. Isto é um presente para os cearenses. O Governo do Estado está de parabéns. Acredito que nós, representantes da indústria, também demos a nossa contribuição quando discutimos a ideia do manifesto. Foi um apoio. Mas foi o governo estadual que liderou essa causa.
Nicole Barbosa
Presidente do CIC

É uma excelente notícia porque praticamente redefine o cronograma da Premium II. Claro que se trata de um investimento de grande porte. É um prazo razoável em cinco anos, tempo mais ou menos que se leva para uma refinaria dessas. Tem um aspecto muito positivo se iniciar as obras já. É bom para movimentar a economia daquela região, gerar emprego e renda. Espero que não seja só mais uma promessa da Petrobras.
Ricardo Eleuterio
Economia e professor da Unifor

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1158899

Um comentário:

Ivan disse...

Nao sei até onde existe mentiras e verdades o fato é que uma mentira repetida diversas vezes vira verdade. O Maranhão nao tem governo e sim desgoverno.