domingo, 22 de julho de 2012

Hasteamento de bandeiras anuncia o início da SBPC


Foto: Divulgação/UFMA


Segundo o reitor, é um momento simbólico do início das atividades.
SÃO LUÍS - Em solenidade em homenagem à 64ª Reunião Anual da SBPC, a Universidade recebeu o 24º Batalhão de Caçadores para o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Luís e do Estado do Maranhão. Estiveram presentes o reitor Natalino Salgado, o vice-reitor Antônio Oliveira, o presidente da Comissão Local da SBPC, Luís Alves Ferreira e o tenente-coronel Flávio Botelho Pelegrine.
O momento, segundo o reitor Natalino Salgado Filho, simboliza o fato de a SBPC ser um evento que abrange não só o conhecimento científico da UFMA, mas do País como um todo. “Este momento representa toda a comunidade que participará do Evento. É um momento simbólico do início das atividades da SBPC para discutirmos os saberes e a cultura popular, ambos aliados à ciência para o progresso da nação”, afirmou. Ele ainda frisou a presença de participantes internacionais, como a do vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2011, o israelense Daniel Shechtman. A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vai de 22 a 27 de julho, e está aberta a todos os públicos.

64ª Reunião Anual da SBPC começa neste domingo em São Luís


Programação se estende até o dia 27 de julho na Cidade Universitária da UFMA, no Itaqui-Bacanga.
Maurício Araya/Imirante
Começa, neste domingo (22), e se estende até o dia 27 de julho (sexta-feira), em São Luís, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza". A programação ocorre na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Itaqui-Bacanga. Foram convidados, para o evento, os ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; de Educação, Aloizio Mercadante; de Meio Ambiente, Izabella Monica Vieira Teixeira; de Cultura, Ana de Holanda; da Integração, Fernando Bezerra; e, ainda, a secretária de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira.

Vão ser realizadas conferências, mesas-redondas e minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de um fórum de debates de políticas públicas em ciência e tecnologia. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.
De acordo com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, a preparação para o evento teve início há dois anos. A diretoria da SBPC, segundo ela, abriu uma exceção na escolha de São Luís como sede para essa edição da reunião, para coincidir com os 400 anos de fundação da capital maranhense. "Geralmente, ela escolhe a próxima universidade a sediar o evento, um ano antes. Nós fomos lá para garantir a edição de 2012 em São Luís. A partir daí, nós começamos a pensar o evento. Nós temos mais de 140 profissionais, não só da nossa universidade, como de parceiros, de órgãos municipais e estaduais, de outras universidades, além de muitos voluntários. Nós tivemos o cuidado de buscar parcerias de organizações não governamentais, de associações, principalmente, da região Itaqui-Bacanga", afirmou em entrevista ao Imirantena manhã desta sexta-feira (20).
Foto: Arquivo/Biné Morais/O Estado.
Sobre a escolha do tema, o reitor esclareceu que o objetivo é implementar uma ampla discussão sobre o que as universidades podem fazer para minimizar a pobreza extrema no Brasil, por meio de métodos alternativos. "Nós fomos buscar um tema que pudesse levar a inovação, a tecnologia, a ciência pura das universidades, sobretudo da área tecnológica, de ciências exatas, mas que ela pudesse estar aliada a uma situação que, hoje, é uma chaga no mundo inteiro, que é o pobreza. Nós, ainda, temos mais de 30 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema no país", diz.
Movimentos sociais
Além das discussões na área de ciência, tecnologia e inovação, a SBPC será um importante espaço para as reivindicações de movimentos sociais. Segundo o reitor da UFMA, o evento, também, servirá para o debate sobre a ampliação de recursos para o setor.
"Vai ser sempre um momento de debate. Nós vamos ter movimentos sociais, por busca, agora, da greve (dos professores universitários), em busca de novos salários. Nós vamos ter movimentos para pressionar o governo, para que a riqueza do Pré-Sal vá para a área de tecnologia e para a educação, que é o futuro do nosso país. Nós entendemos que essa riqueza não é infinita, tem tempo, e tem que ser bem usada", afirma.
Abertura da SBPC
Foto: Arquivo/Biné Morais/O Estado.
Natalino Salgado antecipou, ao Imirante, que a abertura da reunião, no domingo, ocorrerá ao ar livre, na nova concha acústica. Pela primeira vez, a sociedade vai conhecer, também, o novo hino da UFMA, escolhido por meio de edital. "A abertura será um momento interessante, porque nós estamos lutando por duas coisas, um hino da UFMA e uma canção dos alunos. A canção, acredito, que esteja pronta até o fim do ano. Mas para o hino, nós fizemos um edital e um aluno nosso, que vai ficar para a história da universidade, fez uma composição da música do hino. Pela primeira vez, nós vamos executar o hino e ele (o aluno) será premiado. A partir de agora, a UFMA tem seu hino", diz.
Programação paralela
Como programação paralela ao evento, a "SBPC Jovem" contará com a realização, nos dias 25 e 26, do Seminário de Iniciação Científica (Semic) Júnior, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Ao todo, 38 projetos – aprovados pelo programa "Maranhão faz ciência" (Prociência) – vão ser apresentados. O programa tem como objetivo estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual de ensino – da educação básica e de educação de jovens e adultos (EJA) – no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica. A mostra ocorre no auditório do prédio do curso de Farmácia da UFMA.
De 23 e 27 de julho, durante a 64ª Reunião Anual SBPC, a Cidade Universitária, também, abrigará a 20ª edição da "ExpoT&C", que terá centenas de expositores, com um grande pavilhão reunindo as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apresentam inovações e atividades de divulgação científica. Na segunda-feira (23), ocorre a inauguração do pavilhão instalado no campo de futebol da UFMA. Às 10h, começa a conferência inaugural com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, com o tema "Estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e oportunidades", no auditório principal do Centro Paulo Freire. De segunda até sexta-feira (27), das 10h às 19h, ocorre a programação científica da "ExpoT&C".
Na "ExpoT&C", o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) mostrará experiências voltadas para a sustentabilidade e o melhor uso dos recursos naturais, como novas embalagens que minimizam perdas de frutas, a certificação de orgânicos e o projeto que busca a eficiência energética e redução do impacto das pequenas indústrias cerâmicas da região do Seridó brasileiro, no Estado da Paraíba. As atividades do estande incluem, ainda, o jogo interativo "Quiz Tecnológico", destinado principalmente a estudantes, da segunda fase do ensino fundamental ao ensino superior.
Acesso, segurança e trânsito na Cidade Universitária
De acordo com o reitor Natalino Salgado, a entrada na reunião da SBPC será democrática e não será exigido crachá para acesso às atividades da programação. "Só vai fazer a inscrição quem quer participar de um curso ou quer a certificação, mas você pode participar da SBPC sem custo nenhum. Aliás, neste ano, democrática, nós não vamos exigir crachá. Então, o acesso é livre para a comunidade", esclarece.
Nesta semana, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), do Comando de Policiamento Metropolitano da Capital, do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF) e da vigilância privada da UFMA definiram ações de transporte e a segurança na Cidade Universitária durante a SBPC. Veículos terão acesso livre ao campus durante o evento, com acesso pelo portão principal, na avenida dos Portugueses, e saída pelo Sá Viana. O estacionamento dentro da Cidade Universitária, também, será permitido.
Táxis que receberam o selo de parceiros da SBPC terão acesso livre ao campus. A UFMA realiza, ainda, a campanha de "Transporte Solidário", que visa à diminuição do fluxo de veículos durante a 64ª SBPC, evitando congestionamento no trânsito.
Sobre a SBPC
Realizada desde 1948, a reunião da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, com programação composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Essa é a segunda vez que São Luís sedia o evento. A primeira Reunião Anual da SBPC realizada no Maranhão ocorreu em 1995.
Progrmação:
·
· 19/07/2012 17h08
O roteiro será composto por manifestações da cultura maranhense.
· 19/07/2012 11h29
O evento será realizado entre os dias 22 e 27 de julho na cidade de São Luís.
· 18/07/2012 15h45
O evento terá como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.
· 18/07/2012 14h00
· 18/07/2012 09h35
A orientação será que os carros entrem pelo portão principal da UFMA e saiam pelo Sá Viana
· 17/07/2012 23h47
A reunião é o principal evento de pesquisas e estudos científicos do país.
· 16/07/2012 18h54

Nenhum comentário: