quinta-feira, 12 de julho de 2012

Festas Julinas. É o Vale Festejar

São João para as férias de julho

Programação do projeto Maranhão Vale Festejar, realizado pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês e patrocinado pela Vale.

No Maranhão, o São João se prolonga até o mês de julho, graças ao projeto Maranhão Vale Festejar, que é realizado há 10 anos. Até o fim do mês, o Arraial da Lagoa, local onde acontece o evento, receberá um batalhão de grupos folclóricos, entre bumba meu boi, quadrilhas, cacuriá e danças portuguesas e do coco. A finalidade é proporcionar, no mês das férias escolares, uma oportunidade para ludovicenses e turistas curtirem a extensão dos festejos juninos.
A programação da temporada deste ano terá início hoje, às 19h, com a apresentação de oito grupos folclóricos. O projeto acontecerá nas quintas, sextas, sábados e domingos, exceto na última semana do mês, quando a festa começará na terça-feira, dia 24.
A primeira apresentação será do grupo folclórico Tambor da Fé em Deus, seguido do Coco Pirinã, Boi da Fé em Deus, Boi Mocidade de Rosário e grupo Piaçaba. Em seguida, participarão os bois de Upaon-Açu, Maioba e de Nina Rodrigues. Amanhã, a festa terá continuidade com a Dança Portuguesa Mensageiro do Bom Jesus, Boi Brilho da Amizade, Dança do Lelê, Boi da Floresta, Boi de Leonardo, Boizinho Barrica, Boi da Madre Deus e Boi de Maracanã.
Sábado, também haverá oito atrações, começando com o espetáculo musical infantil do grupo Barriquinha e terminando com o Boi de São José de Ribamar. Domingo, a primeira atração será a Banda do Bom Menino. Para o encerramento, o Boi de Morros, que durante o projeto sempre atrai muita gente para o arraial fora de época.
Diversidade – Serão três semanas de festa. Com uma estrutura composta por barracas para a comercialização de comidas típicas e bebidas, além de palco e tablado para a apresentação das manifestações folclóricas, quem for ao Vale Festejar poderá se deliciar com o arroz de cuxá, de Maria Isabel, mingau de milho, tortas de camarão, caranguejo, doces de espécies e outras iguarias comuns aos festejos juninos.
O projeto, além de estimular a participação dos inúmeros grupos folclóricos, dá oportunidade também para pessoas de diferentes comunidades participarem com a venda de comidas e produtos típicos.
Para os grupos folclóricos, é uma oportunidade de alegrar as férias de julho, em uma espécie de São João fora de época. “Um projeto magnífico, e é sempre um prazer participar. Afinal, é um estímulo a mais para prosseguirmos com o São João”, disse José Muniz Lobato, presidente e cantador do Boi de Morros.

Mais


O evento tem o patrocínio da Vale e é realizado pela Associação dos Amigos do Bom Menino das Mercês com apoio da Cemar, Guaraná Jesus, Bumba Meu Pão e Sistema Mirante.

Serviço


• O quê
Maranhão Vale Festejar
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Arraial da Lagoa

Nenhum comentário: