quinta-feira, 12 de julho de 2012

CLA apresenta hoje a nova Torre Móvel de Integração

Centro de Lançamento de Alcântara se prepara para realizar a primeira simulação de voo do Veículo Lançador de Satélites.

Será apresentada hoje pela manhã, em Alcântara, a nova Torre Móvel de Integração (TMI) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), após ter sido finalizada, na terça-feira (10), a montagem completa do modelo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) – sem combustível – a sua estrutura. Até o dia 20 deste mês, será realizada a primeira simulação de preparação de voo do VLS-1, dando prosseguimento aos trabalhos da Operação Salina. A direção do CLA planeja para 2013 o lançamento oficial do veículo.
Desde 2003, quando 21 pessoas morreram em uma explosão no CLA durante uma operação de lançamento do VLS, o centro se prepara para voltar a realizar essa atividade, fazendo testes com Foguete de Treinamento Básico (FTB). Durante o incidente, a Torre Móvel de Integração, que possibilita o lançamento de veículos lançadores de satélites, foi completamente destruída e outra teve que ser edificada no local.
A Operação Salina é realizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), situado em São José dos Campos, em São Paulo.
Operação - De acordo com o Setor de Planejamento do Programa Espacial Brasileiro (PEB), a operação tem por missão realizar operações de transporte, preparação e integração física do mock-up (protótipo fiel ao projeto que permite a antecipação de resultados) estrutural do VLS-1, ensaios e simulações para verificação de integração física, elétrica e lógica da TMI e dos meios de solo do CLA associados à preparação para voo.
O VLS-1 é um veículo satelitizador, de pequeno porte, com capacidade de colocar satélites de 200 kg de massa numa órbita circular equatorial de 750 km de altitude, quando lançado a partir de Alcântara. Outro fator importante da Operação Salina é o treinamento das equipes que estarão envolvidas com o lançamento do VLS-1.

Lançamentos


Dados do TMI
Altura: 33 metros
Comprimento: 12 metros
Largura: 10 metros
Peso: 380 toneladas
Deslocamento: 4,5 metros por minuto
Dados do VLS
Número de estágios: 4
Comprimento total: 19.4 metros
Diâmetro dos estágios (todos): 1,0
metro
Diâmetro da coifa principal: 1,2 metro
Peso: 49,7 toneladas (na decolagem)

Nenhum comentário: