segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aberta em São Luís a 64ª edição da SBPC

Evento acontece até o dia 27, com participação de mais de 20 mil pessoas; ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação esteve presente na cerimônia.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado
Em solenidade realizada na Concha Acústica do campus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi aberta, oficialmente, na noite de ontem, a 64ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada este ano na capital maranhense, em homenagem ao quarto centenário da cidade. Participaram do evento a presidente da SBPC, Helena Bonciani Nader, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Rosane Guerra, neste ato representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a secretária-geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a secretária-adjunta de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Lourdes Maria Bandeira, além de outras autoridades, pesquisadores e cientistas renomados, como o israelense Daniel Shechtman, vencedor do Prêmio Nobel de Química do ano passado.
No discurso de abertura, a presidente da SBPC fez menção à cidade que recebe este ano os trabalhos da reunião. "Para nós, da direção da SBPC, é uma grande honra ter como sede da nossa reunião anual uma cidade que assume um papel cada vez mais influente no desenvolvimento científico do nosso país. De acordo com as informações repassadas pelos organizadores do evento, houve uma grande procura por inscrições para a participação nos minicursos e nas demais atividades que serão oferecidas, aqui na UFMA, até o dia 27 deste mês. Isso demonstra o interesse, não só da comunidade acadêmica local, como de outras partes do Brasil, em melhorar os índices econômicos e sociais do país a partir da pesquisa científica", destacou a presidente da SBPC.
Agradecimento - O reitor da UFMA fez um agradecimento especial à direção da SBPC. "É com grande satisfação que, em nome de toda a comunidade acadêmica, agradeço aos diretores da SBPC pela confiança demonstrada no Maranhão, em especial na UFMA. Os organizadores fizeram um grande esforço para montar uma estrutura física à altura do grande evento e acredito que atenderemos às necessidades durante o evento. Será, sem dúvida, uma grande contribuição ao estado a vinda de tantas autoridades científicas para repassar informações que contribuirão na evolução dos campos de pesquisa de vários cursos oferecidos pela UFMA", afirmou o reitor, que também preside a comissão organizadora da SBPC no estado.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, foi um dos convidados mais aguardados no início oficial dos trabalhos da SBPC. Ele realizará hoje, às 10h30, no auditório principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado no campus da UFMA, em São Luís, uma conferência com o tema Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e oportunidades, após a abertura da Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C),
Antônio Raupp desejou sorte aos organizadores e comentou sobre a importância do evento para a evolução científica, no que diz respeito à ampliação das fontes de informação em diversas áreas do conhecimento, a partir dos debates promovidos pela SBPC. "A discussão acadêmica é de suma importância para que haja proveito no que se propõe a SBPC a fazer, ou seja, estimular o desenvolvimento das mais diferentes áreas de conhecimento. Quanto ao setor tecnológico, o Governo Federal, em nome da presidente da República, Dilma Rousseff, reafirma o compromisso firmado que prevê o apoio às universidades federais e o estímulo à pesquisa, como forma de gerar consequências positivas ao país", afirmou o ministro.
Durante a abertura oficial da 64ª Reunião Anual da SBPC, houve a execução dos hinos Nacional e de Louvação a São Luís feita pelo coral da UFMA e a leitura da portaria de premiação do Hino da instituição federal.
Evento - Cerca de 20 mil pessoas deverão participar da 64ª Reunião Anual da SBPC. Este ano, a reunião tem como tema central Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. No total, de acordo com os organizadores, serão realizadas 61 conferências, 66 mesas-redondas, 48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, sessões de pôsteres e encontros para a discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.
Também faz parte da programação da reunião anual a ExpoT&C, considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas, em que estarão presentes representantes dos principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Outros eventos paralelos são a SBPC Jovem, cuja programação é voltada para estudantes do Ensino Básico e Profissionalizante, a SBPC Cultural, que dará enfoque às atividades artísticas regionais, além da Sessão de Pôsteres e a Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Saiba mais


Sobre a SBPC - A reunião da SBPC é realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas. A reunião é considerada um importante meio de difusão dos avanços da ciência sobre conhecimentos diversificados e um fórum de debates de políticas públicas. A reunião anual da SBPC é realizada sempre em um estado brasileiro diferente. Desta vez, São Luís será o destino de cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Essa é a segunda edição da Reunião Anual da SBPC em São Luís. A primeira aconteceu em 1995.
Cultura - Durante todos os dias do evento, haverá programação cultural com shows de artistas locais; espetáculos de teatro; mostras de canto coral; exposições visuais de fotografia, pintura, xilogravura, escultura e instalação urbana; apresentações de dança e lançamentos de livros, no Café Literário da ExpoT&C. As atrações se apresentarão na Concha Acústica, na Ágora e no Auditório A do Centro de Ciências Humanas (CCH), no hall e no interior do Auditório Central, na tenda da ExpoT&C e na Praça dos Catraeiros, no bairro Praia Grande.
Temas - Entre os assuntos que serão tratados ao longo do evento, estão economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.
Manifestação - Antes da abertura oficial da SBPC, estudantes da UFMA organizaram um protesto em apoio à greve dos professores das universidades públicas federais. A manifestação atrasou o início das atividades da SBPC.

Números


20 mil pessoas deverão participar da 64ª Reunião Anual da SBPC.
48 minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho
1948 aconteceu a primeira edição da Reunião Anual da SBPC

Nenhum comentário: