terça-feira, 17 de julho de 2012

80% da obra do terminal de passageiros do aeroporto de São Luís estão concluídas


Serviço deve ser concluído até o dia 28 de agosto, data determinada pela Justiça Federal.

Gisele Carvalho
Da equipe de O Estado

A reforma realizada no terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado já está 80% concluída, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O prazo de conclusão da obra já teve quatro adiamentos. Os trabalhos estão sendo realizados há mais de um ano. O último prazo foi determinado pelo juiz federal Jorge Ferraz de Oliveira Júnior (6ª Vara Federal) para 28 de agosto, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) por meio de uma ação civil pública.
Segundo a Infraero, os serviços de montagem das estruturas metálicas, a parte mais relevante da obra, estão quase concluídos, com 95% dos serviços executados. Apesar do adiantamento da montagem das estruturas, a entrega da obra não será feita antes do prazo e os passageiros terão de esperar até o fim de agosto para utilizar o terminal novamente porque os outros serviços que estão sendo realizados no terminal ainda estão com apenas 80% de execução.
Reclamações - Enquanto a Infraero alega acelerar o ritmo da reforma, os passageiros reclamam da demora na entrega da obra e da falta de infraestrutura da tenda montada ao lado do terminal. Entre as reclamações dos passageiros estão a falta de segurança, os transtornos no atendimento e o desconforto que as instalações da sala de embarque provocam.
Segundo a Infraero, estão sendo empenhados todos os esforços para que as instalações provisórias ofereçam as melhores condições para atender os passageiros e usuários. Mas para quem utiliza os serviços não é essa a impressão que o atendimento oferecido passa.
A autônoma de Santa Rita Vânia Vitória Cardoso disse que só vai ao aeroporto novamente em caso de necessidade extrema, como dessa vez, em que precisou viajar para comparecer ao funeral de um familiar em Brasília. "Estou vindo pela segunda vez para o aeroporto e fiquei horrorizada com o que encontrei. Quando cheguei à tenda, não havia ninguém no balcão de informações e a climatização da sala é péssima. A sensação que nós temos é de que estamos sendo lesados, porque pagamos por um serviço péssimo", reclamou.
Para a mineira engenheira de produção Andreise Andrade, a impressão levada da segunda passagem pelas instalações provisórias do terminal de passageiros também não é boa. "Essas instalações provisórias nos fazem pensar que o atendimento continua conturbado. E é isso que nós vemos ao esperar pelo voo na sala de embarque", afirmou.
Movimentação - A expectativa da Infraero de que a interdição do terminal de passageiros não influenciasse no aumento do fluxo de usuários no aeroporto foi confirmada. Apesar das reclamações dos usuários, não houve registro de impacto às operações de embarque ou desembarque em razão das obras de melhorias no terminal.
Mesmo com a reforma do terminal, o número de passageiros no local neste ano aumentou 14,99% em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 975.876 passageiros embarcaram e desembarcaram no Aeroporto de São Luís, diferentemente de 2011, quando foi registrado o total de 854.876 passageiros.
Em julho, mês das férias escolares, também deve ser observado um aumento de 30% no volume de passageiros no aeroporto. Com a proximidade da 64ª Reunião
Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (64ª SBPC), que será realizada entre os dias 22 e 27, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o volume de passageiros deve aumentar ainda mais em relação ao ano passado.

Cronologia


Março/2011 - Primeira interdição parcial do terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado e paralisação total dos serviços no terminal de passageiros
Abril/2011 - Início da recuperação do terminal
Junho/2011 - Obras paralisadas por causa da cobrança de laudo técnico sobre as alterações na estrutura do terminal de passageiros
Agosto/2011 -Assinatura da ordem de serviço para retomada das obras. O primeiro prazo para conclusão da obra é descumprido.
Janeiro/2012 - O segundo prazo para entrega de obras é descumprido.
Março/2012 - A entrega de obras é novamente adiada para 27 de maio.
Maio/2012 - A empreiteira solicita prazo de mais 90 dias para conclusão das obras.

Números


95% da montagem de estruturas metálicas no terminal de passageiros está concluída
80% da reforma já foi executada no Aeroporto Marechal da Cunha Machado

Nenhum comentário: