terça-feira, 17 de abril de 2012

Movimento em hotéis de São Luís se intensifica com festival de rock


A ocupação de hotéis em São Luís se intensificará até o fim de semana, quando ocorrerá o festival de rock Metal Open Air - M.O.A (do dia 20 ao dia 22). A expectativa da produção do evento é de que compareça ao espetáculo nos três dias um público de 40 mil pessoas, que deve lotar o Parque Independência (São Cristóvão), onde será realizado o evento. Conforme pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, 77,9% dos quartos de hotéis da capital estarão lotados no fim de semana, o que representa o dobro do fim de semana anterior ao evento e, de acordo com hoteleiros, o número está muito acima do que é registrado anualmente no fim do mês de abril, que registra a taxa de ocupação média de 53%.
Caravanas organizadas, viajantes solitários e pequenos grupos são esperados pela organização do Metal Open Air. Nos hotéis de São Luís, principalmente, aqueles preparados para o cliente que passará curta temporada, as reservas de quartos já estão esgotadas. O perfil do turista que vem a São Luís para participar do M.O.A tem como característica a necessidade de economia e procura baixa tarifa de reserva, o que leva primeiramente à ocupação imediata de hotéis que atuam nesse segmento.
Um exemplo é o Premier, que já tem todos os quartos reservados para o fim de semana. São 150 apartamentos ocupados, com uma média de 270 hóspedes. "Por causa do evento, está ocorrendo uma procura antecipada. Tanto é que hoje, uma semana antes do Metal Open Air, não há nenhuma vaga de hospedagem para os dias do festival", afirmou a gerente operacional, Fernanda Roman, afirmando que nos fins de semanas dificilmente há essa lotação.
Extras - Outro representante do segmento que investe no consumidor com baixa previsão de gasto, o Hotel Ibis, se prepara com a elaboração de serviços extras. Para o fim de semana, o estabelecimento tem uma lista de serviços simples e diferenciados. "A gente tem sentido uma movimentação bem grande já faz um tempo. A tendência é de que o hotel fique lotado. Estamos estudando a programação do show e horários, para levar e buscar os hóspedes, preparando uma cobertura de serviços, como lanches, suprimentos, para melhorar a qualidade da permanência daqueles que passarão esses dias aqui", frisou o trainee gerencial do Ibis, Lucas Martins.
Para o vice-presidente do São Luís Convention&Visitors Bureau, Nan Souza, o Festival de Rock Metal Open Air é um dos grandes eventos que prometem agitar a rede hoteleira de São Luís, que este ano deve ter movimentação recorde com as comemorações dos 400 anos de São Luís. "Um evento que traz pela primeira vez uma intervenção cultural dessa magnitude e com esse segmento específico, que é o rock, é muito bem-vindo e deve trazer um lucro não apenas comercial, mas representativo para a boa imagem da Ilha", afirmou.

Clientes são esperados em grupos até o fim de semana

Em alguns outros hotéis, principalmente aqueles que oferecem serviços mais elaborados e tradicionais, a taxa de ocupação para o fim de semana fica em torno de 70%. Para o gerente do Hotel Brisamar, a reserva de quartos está com um bom número e tem perspectiva de crescimento.
"Até o fim de semana, devemos receber mais hóspedes que devem chegar em pequenos grupos. Em pousadas e albergues, há com certeza a frequência de caravanas de espectadores para o show, mas estamos trabalhando com outra parte do público. Aquele que tem um pouco mais de tempo e mais dinheiro para gastar", explicou César Andrade, do Brisamar Hotel.
Conhecido pela maior capacidade, o Hotel Veleiros concentra a mesma expectativa com o aumento na procura de reservas. Segundo o gerente Clairton Langaro, o telefone não tem parado de tocar para o registro de reservas de quartos nos últimos dias, motivados pelo festival de rock. "Desde ontem estamos tendo um crescimento no número de reservas. Estamos apostando ainda nos clientes que chegam de última hora, que representa significativamente o nosso público. Devemos ter uma aquecida até o fim de semana e a lotação deve chegar ao máximo", disse com otimismo o gerente.
De acordo Langaro, um dos problemas é que o Metal Open Air é um festival caro, por trazer diversas bandas internacionais, o que acarreta gastos aos turistas, que já vêm a São Luís com cálculos do que podem ou não gastar. "As passagens áreas somadas a hospedagem e a outros fatores geram um custo muito elevado em baixa temporada, e isso deixa o consumidor com o pé atrás e com caneta e bloco de gastos na mão", explicou ele. Disse ainda que esse é um dos motivos que fazem com que os estabelecimentos mais procurados sejam os econômicos.

Saiba mais sobre o M.O.A.

- O Metal Open Air vai reunir 47 das principais bandas do rock nacional e internacional, acontecerá sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), no Parque Independência.
- Segurança: a equipe responsável pela segurança vai ser formada por mais de mil pessoas, um trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes de trânsito municipal e da segurança privada.
- Camping: os fãs que optarem pelo camping terão, à disposição, duas alternativas: o camping indoor, onde os campistas ficarão em galpões dentro do parque, e o outdoor, que vai oferecer uma área verde para as barracas.
- Classificação etária: em parceria com a Promotoria de Infância e Adolescência, a organização do M.O.A informa que será permitida a entrada de menores de 14 anos no festival, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de idade. Pessoas com 14 anos ou mais têm entrada liberada.
Fonte/Assessoria MOA

Nenhum comentário: