sexta-feira, 20 de abril de 2012

Locomotivas da Ferrovia Carajás são desembarcadas no Itaqui


Lote de sete maquinários chegou ao porto maranhense no início da semana, trazido do Canadá no navio cargueiro Stellanova.
Um lote de sete locomotivas da Estrada de Ferro Carajás (EFC/Vale) foi desembarcado nesta semana no Porto do Itaqui. As máquinas são do tipo SD80AC, equipadas com motores diesel/elétricos, com potência de 5,3 mil HP (horse power, ou cavalo-força, em tradução livre), com bitola de 1,6 metro (m). A Vale não divulgou mais informações sobre o assunto.
As locomotivas foram trazidas de Halifax, no Canadá, no navio Stellanova, de bandeira holandesa, com 96 m de comprimento e 18 m de largura, com 5.198 toneladas de porte bruto. Segundo fontes do setor portuário, a embarcação atracou segunda-feira no berço 103 do Itaqui e concluiu a operação quarta-feira.
Cada locomotiva pesa, em média, 183 toneladas. A operação de descarga é realizada com auxílio dos guindastes do navio. Primeiramente, são descarregados os trucks (as rodas e eixos da locomotiva), que são instalados nos trilhos do cais do porto. O segundo passo é içar o maquinário do porão do cargueiro e assentá-lo diretamente nos trucks.
Histórico - Os descarregamentos de locomotivas da EFC no Porto do Itaqui são parte do projeto de duplicação da ferrovia. O último registro feito por O Estado de uma operação desse tipo ocorreu em maio do ano passado. Foram descarregados cinco maquinários, que chegaram no navio Industrial Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, com 140 m de comprimento e 20 m de largura.


A operação foi realizada no berço 103 do Itaqui, com apoio da empresa Pedreiras Transportes. A carga, no total, pesava 900 toneladas, incluindo os trucks e os maquinários.
Outra operação de descarga de locomotivas ocorreu em abril de 2011, com sete conjuntos férreos que vieram no navio Industrial Fighter, de bandeira de Antíqua e Barbuda (assim como o Industrial Egret), vindo de Norfolk, no estado de Virgínia, costa leste dos EUA. A embarcação tem 154 m de comprimento, 24 m de largura e 7 m de calado (medida que vai da linha d'água até o fundo do navio).
Ferrovia - De acordo com informações da Vale, a EFC foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás, no estado do Pará, ao Terminal Portuário Ponta da Madeira, no Maranhão. Pelos 892 quilômetros de extensão, são transportados principalmente minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia tem mais de 10 mil vagões e 220 locomotivas (dados constantes no sítio eletrônico da mineradora).
Pela EFC, circula um trem com quatro locomotivas e 330 vagões, considerado o maior trem do mundo. A EFC também transporta pessoas. São levados, em média, 1,3 mil passageiros por dia em um percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.

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