Lote de sete maquinários chegou ao porto maranhense no início da semana, trazido do Canadá no navio cargueiro Stellanova.
Um lote de sete locomotivas da Estrada de Ferro
Carajás (EFC/Vale) foi desembarcado nesta semana no Porto do Itaqui. As máquinas
são do tipo SD80AC, equipadas com motores diesel/elétricos, com potência de 5,3
mil HP (horse power, ou cavalo-força, em tradução livre), com bitola de 1,6
metro (m). A Vale não divulgou mais informações sobre o assunto.
As locomotivas foram trazidas de Halifax, no Canadá,
no navio Stellanova, de bandeira holandesa, com 96 m de comprimento e 18 m de
largura, com 5.198 toneladas de porte bruto. Segundo fontes do setor portuário,
a embarcação atracou segunda-feira no berço 103 do Itaqui e concluiu a operação
quarta-feira.
Cada locomotiva pesa, em média, 183 toneladas. A
operação de descarga é realizada com auxílio dos guindastes do navio.
Primeiramente, são descarregados os trucks (as rodas e eixos da locomotiva), que
são instalados nos trilhos do cais do porto. O segundo passo é içar o maquinário
do porão do cargueiro e assentá-lo diretamente nos trucks.
Histórico - Os descarregamentos de locomotivas da EFC
no Porto do Itaqui são parte do projeto de duplicação da ferrovia. O último
registro feito por O Estado de uma operação desse tipo ocorreu em maio do ano
passado. Foram descarregados cinco maquinários, que chegaram no navio Industrial
Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, com 140 m de comprimento e 20 m de
largura.
A operação foi realizada no berço 103 do Itaqui, com
apoio da empresa Pedreiras Transportes. A carga, no total, pesava 900 toneladas,
incluindo os trucks e os maquinários.
Outra operação de descarga de locomotivas ocorreu em
abril de 2011, com sete conjuntos férreos que vieram no navio Industrial
Fighter, de bandeira de Antíqua e Barbuda (assim como o Industrial Egret), vindo
de Norfolk, no estado de Virgínia, costa leste dos EUA. A embarcação tem 154 m
de comprimento, 24 m de largura e 7 m de calado (medida que vai da linha d'água
até o fundo do navio).
Ferrovia - De acordo com informações da Vale, a EFC
foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás, no estado
do Pará, ao Terminal Portuário Ponta da Madeira, no Maranhão. Pelos 892
quilômetros de extensão, são transportados principalmente minério de ferro,
ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia tem mais de 10
mil vagões e 220 locomotivas (dados constantes no sítio eletrônico da
mineradora).
Pela EFC, circula um trem com quatro locomotivas e 330
vagões, considerado o maior trem do mundo. A EFC também transporta pessoas. São
levados, em média, 1,3 mil passageiros por dia em um percurso que passa por 25
localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário