Sai resultado da licitação do novo berço petroleiro que será construído no Itaqui
Cejen Engenharia venceu o certame e terá 14 meses para
concluir a obra, a um custo de R$ 49,3 milhões.
O Porto do Itaqui deverá movimentar 150 milhões de toneladas de
carga em 2030, como indica o Plano de Negócios da Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap) para o período. A estimativa é de que quase 30%
dessa movimentação seja de granéis líquidos, aproximadamente 43 milhões de
toneladas. Para atingir essa meta, uma das estratégias da Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap) é a expansão do setor, com a construção de mais
atracadouros, como o de número 108, totalmente dedicado a granéis líquidos, cuja
licitação acaba de ser concluída.
A construtora Cejen Engenharia Ltda, vencedora da licitação,
terá 14 meses para concluir a obra, no valor de R$ 49,3 milhões. No ano passado,
o porto maranhense movimentou 14 milhões de toneladas, devendo dobrar em 2015.
Metade da carga movimentada no ano passado foi de derivados de petróleo
(gasolina, diesel, querosene de aviação). Parte dessa carga, 50%, segue via
cabotagem para outros estados do Norte-Nordeste e o restante é destinada ao
consumo interno.
"Além de incrementar a movimentação do Itaqui, o crescimento das
operações com derivados de petróleo representa a maior arrecadação de ICMS
(Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Maranhão", destacou o
presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati. O ICMS é o principal componente da
arrecadação estadual, que em 2011, segundo dados da Secretaria Estadual da
Fazenda (Sefaz), foi de R$ 3,7 bilhões. No mesmo período, apenas a receita de
ICMS somou R$ 3,2 bilhões, um aumento de 15,76% em relação ao ano anterior. Em
2011, o Maranhão foi o estado que mais cresceu em receita de ICMS.
A estimativa é de que nos próximos 20 anos, horizonte do
planejamento realizado pela Emap, o Itaqui movimente granéis líquidos (derivados
de petróleo, soda caústica e biodiesel) em quatro berços. Atualmente, apenas o
berço de número 106 está em funcionamento e o 108, que acaba de ser licitado,
entrará em operação já em 2013. Com o berço 108, calcula-se que a movimentação
desse tipo de carga já sofrerá um acréscimo de 40%.
Mais
Em curto prazo, de 2012 a 2016, será investido aproximadamente
R$ 1 bilhão na infraestrutura portuária do Itaqui, sendo R$ 250 milhões com
recursos próprios da Emap, R$ 540 milhões da iniciativa privada e R$ 150,00
milhões do Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário