segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Reveillon 400 Anos reúne milhares de pessoas na avenida Litorânea






Cerca de 180 mil pessoas participaram na noite de 31 de dezembro até às primeiras horas de 1º de janeiro de 2012, na Avenida Litorânea, da programação “Reveillon 400 Anos”, do Governo do Maranhão. Mais de 40 atrações animaram a  festa, dando a largada, segundo a Secretaria de Cultura, a uma série de eventos que se estenderão durante todo este ano em comemoração ao quartocentenário de São Luís.
Os shows do “Reveillon 400 Anos” aconteceram em um palco montado nas proximidades da sede do antigo Ipem, em tenda eletrônica na Praça de Pescador e ainda em trio elétrico que percorreu os dois pontos acima.

Foto: Handson Chagas

A movimentação pela orla de São Luís começou por volta das 20h deste domingo (31), na avenida Litorânea, onde os maranhenses e turistas se deslocavam para a megaestrutura montada pelo Governo do Estado na área da Praia de São Marcos. “Que o ano de 2012 traga muita alegria, saúde, paz e desenvolvimento para São Luís e para o Maranhão”, desejou o segurança Wilson de Jesus.
Os milhares de maranhenses que foram a Litorânea presenciaram grandes apresentações de artistas maranhenses e convidados especiais como Alcione e a Bateria da Beija-Flor - escola que neste carnaval homenageará a capital maranhense com o enredo “São Luís - O Poema Encantado do Maranhão”.
“Muita luz a todos os maranhenses, muita harmonia, muita paz, principalmente para a nossa cidade ‘quatrocentona’, Patrimônio Cultural da Humanidade. Por isso este reveillon é especial: o dos 400 anos de São Luís”, disse a cantora maranhense Alcione Nazaré.


No Palco Ipem, se apresentaram também Bicho Terra e Banda Sarypa. Para completar, a Banda Luiz Junior fará o acompanhamento musical nos shows de Gerude, Ronald Pinheiro, Djalma Chaves, Erasmo Dibell, Sergio Habibe, Edilson  Gusmão, Nosly Junior, Fátima Passarinho, Fernando de Carvalho, Anna Cláudia, Chico Saldanha, Chiquinho França, Wellington Reis, Flávia Bittencourt e Cesar Nascimento.
Nas proximidades do Corpo de Bombeiros, um Trio Elétrico esquentou a virada do ano. A festa foi garantida por Stanley e Caio, Lukas Seabra, Fabrícia e Banda Reprise. Acompanhados pela Banda Máquina do Tempo, também se apresentarão Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio, Mano Borges, Betto Pereira, Erivaldo e Didã,  Jailson e Adão Camilo, Nato Araújo, Daffé, Rosa Reis, Tereza Cantu, Oberdan Oliveira, Walber Carvalho, Carlinhos Veloz, Josias Sobrinho e os vocalistas das bandas Jegue Folia, Amigos do Samba e Confraria do Copo.
Na programação “Reveillon 400 Anos” também teve espaço para os amantes de música eletrônica, um roteiro de primeira com os DJs Claudinho Polary, João Marcelo, Jorge Teixeira, Marcone e Henrique Carvalho.
À meia-noite teve início ao grande show pirotécnico para brindar a chegada do novo ano. Numa área próxima ao antigo Ipem as variações dos fogos deslumbraram os espectadores. Foram 12 minutos de espetáculo a céu aberto. O mesmo aconteceu na Praça do Pescador com duração entre oito a dez minutos.
O secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão, que percorreu os pontos da programação do “Reveillon 400 anos” e estava entusiasmado com a participação da população da festa da virada do ano. “Tudo está maravilhoso aqui na Litorânea neste “Reveillon dos 400 Anos”, ocasião em que presto uma homenagem a Joãosinho Trinta, este gênio da alegria. A festa continua o ano todo”, garantiu


Multidão acompanha atrações do Réveillon dos 400 anos na Litorânea


A Prefeitura de São Luís inovou, com ousadia, e preparou uma super estrutura de festa, com extensa programação, para receber 2012, ano em que a capital maranhense completa seus 400 anos, em um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade, a Avenida Litorânea. Com o tema “Réveillon 2012 – 400 vezes mais feliz”, uma multidão lotou o espaço e extravasou toda a alegria com o ano novo ao embalo de atrações como “Gabriel O Pensador”, Fred Viana e passistas da Unidos do Tucuruvi, de São Paulo, bateria da Favela do Samba, Mano Borges, Sindicato do Samba, Bruno Batista e Mano Borges.
A festa começou cedo na Avenida Litorânea, às 20h do dia 31, com o show de Bruno Batista, maranhense radicado em São Paulo, que sacudiu o público presente com seu repertório dançante e contagiante. Atrações como o Grupo Sindicato do Samba, Mano Borges, a Bateria da Escola de Samba “Favela do Samba” e o intérprete oficial da Escola de Samba “Acadêmicos do Tucuruvi”, de São Paulo, Fred Viana, acompanhado de passistas da escola, também fizeram a festa de milhares de pessoas.
À meia noite, um show pirotécnico, que teve duração de mais de 15 minutos, e bonecos gigantes com efeitos audiovisuais, do Studio Festi, da Itália, que circularam pelo meio do público, fizeram a alegria de jovens, crianças, adultos e idosos. Uma tenda eletrônica, com os top deejays Carlos Honda, Leandro, Tonny, Estêverson e VMC, ditaram o ritmo com os hits mais tocados nas boates do mundo.
Explosão de ritmos - O público presente vibrou com a explosão de ritmos da primeira festa de réveillon já realizada por uma gestão municipal em São Luís. As diversas atrações agradaram a todos os gostos com samba, música maranhense, marchinhas de Carnaval e o som de um dos maiores nomes do rap brasileiro, Gabriel O Pensador, que encerrou a festa aos olhos de uma verdadeira multidão, entre jovens, crianças e adultos.
Com balanço, ritmo e humor inconfundíveis, Gabriel “O Pensador” assumiu o comando da festa a partir de 01h40 do primeiro dia do ano novo, cantando músicas do seu último álbum “Cavaleiro Andante”, além dos seus sucessos já consagrados. O público presente, em sua maioria jovens, foi ao delírio com o show. O cantor surpreendeu e mandou ainda músicas conhecidas de Bob Marley, embalando a capital brasileira do reggae.
“Nós preparamos uma programação de qualidade para agradar a gregos e a troianos. Este novo ano vai ser ainda mais festejado pela gestão municipal por conta dos 400 anos de nossa cidade”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.
Público destaca atrações - Para o estudante Isaac Oliveira, que chegou cedo para acompanhar todas as atrações, foi de muito bom gosto a gestão municipal ter trazido Gabriel ‘O Pensador’ para São Luís, pois trata-se de um cantor de renome, irreverente, um dos maiores ícones do rap brasileiro e que sabe agitar a galera.
“Gostei da festa, em todos os sentidos, pois a Prefeitura soube agradar ao público, trazendo artistas para todos os gostos. Mas eu vim, principalmente, para ver o Gabriel, pois sou fã dele e estava ansioso para ver mais um show”, declarou o estudante, que estava acompanhado de toda a família.
Outra jovem que se divertiu bastante no Réveillon dos 400 anos foi a estudante de arquitetura Camila Lima, que veio diretamente de Paraupebas, no Pará, para passar a virada do ano ao lado dos amigos e familiares.
“Aqui está muito bom. É um lugar tranquilo e, com essas atrações, está show de bola. A Prefeitura de São Luís está de parabéns”, elogiou Camila Lima.
Para o farmacêutico, Josinaldo Cunha, que curtiu o Réveillon dos 400 anos ao lado da noiva, a festa foi bastante eclética e terminou atraindo todos os públicos por conta da diversidade de ritmos. “Festa de fim de ano popular é assim: diversidade de ritmos para agradar a todos”, enfatizou.

Nenhum comentário: