O secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, faz um balanço positivo das ações que contribuíram para o crescimento e incremento do turismo maranhense este ano. Entre as principais realizações, ele aponta a inclusão do Maranhão em eventos mundiais, participação em eventos esportivos que tiveram como cenário o estado e finalização do Plano Maior 2020.
Também destacou o trabalho da Setur na captação de eventos nacionais e internacionais para o Maranhão em 2012, a exemplo do Rally dos Sertões, visita aos polos turísticos com o projeto Setur Itinerante, capacitações para artesãos e servidores, além de atração de recursos para o incremento do setor.
Segundo Jura Filho, a retomada da política de turismo do estado em eventos renomados do setor e a apresentação dos atrativos do Maranhão com sabedoria e eficiência foram as principais marcas da Setur durante o ano.
"Diria que o Maranhão, de forma decisiva, vem ao longo do segundo semestre deste ano demarcando o seu espaço, fazendo esse trabalho de formiguinha, buscando concretamente recolocar o nosso produto de volta à imensa prateleira do setor para ser consumido", explicou o secretário.
Durante o ano, detalha Jura Filho, "a Setur participou de eventos inéditos para o turismo do Maranhão, como a Feira Mundial do Artesanato, realizada em São Luís, com a exposição de nosso rico artesanato".
Outra importante iniciativa foi o projeto de capacitação gratuita para os artesãos por parte da Setur em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento do comportamento empreendedor dos profissionais.
Ações em 2012 - Em 2012, ano em que comemora seus 400 anos de fundação, São Luís receberá grandes eventos que certamente devem movimentar de forma decisiva a economia do estado.
Um dos destaques será o Rally dos Sertões, maior Cross-Country do Brasil, que terá cinco de suas 10 etapas realizadas em território maranhense. São Luís será o cenário de partida da prova considerada uma das mais importantes no segmento turismo de aventura.
O Maranhão foi notícia durante o ano em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais. Jornais, revistas e sites especializados do setor destacaram inúmeras matérias especiais sobre os principais destinos maranhenses e a Setur foi parceira de todas as ações.
As equipes de televisão realizaram, durante todo o ano, gravaram e divulgaram o bumba meu boi, tambor de crioula, dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, os mistérios sobre a Ilha dos Lençóis, cachoeiras e chapadões na Chapada das Mesas, além das belezas históricas e culturais de São Luís.
Com o projeto Setur Itinerante, a secretaria deu início a visitas pelos polos turísticos do Maranhão. A ação, que continua em 2012, visa tornar o órgão mais acessível aos municípios e ao trade turístico de cada região do estado.
A visita técnica é de dois dias em cada município considerado portão de entrada, ouvindo e coletando suas principais demandas.
Plano Maior 2020 - Para fechar 2011, foi concluído o Plano Maior 2020, com o objetivo de organizar o setor para os próximos 10 anos e incluir o Maranhão na vitrine do turismo brasileiro e mundial.
Preparado pela empresa Chias Marketing, o Maranhão Único retoma o processo de recuperação do potencial turístico do Maranhão para se consolidar como alternativa de desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda. A Setur trabalha com base no Plano Maior 2020 para que a atividade turística no estado cresça no mínimo de 10% e prevê a entrada de 2,6 milhões de turistas no Maranhão até 2014.
No Instituto Brasileiro de Turismo, (Embratur), a Setur trabalhou na captação de recursos para a realização da feira internacional BNTM, que acontecerá em 2012, em São Luís, como parte das comemorações pelo aniversário de 400 anos da cidade.
Também inscreveu no Ministério do Turismo projetos voltados às áreas de promoção e capacitação para a captação de recursos com o objetivo de incrementar e desenvolver o setor.
Mais
Para o inicio de 2012, está prevista a ativação do novo portal do turismo (www.maranhaounico.com.br), focado na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses e ainda uma campanha online nacional e internacional de promoção dos destinos do estado.
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