Dados levantados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que foram concedidas 269 autorizações de trabalho a estrangeiros
Dados levantados pela Coordenação Geral de Imigração (CGIg), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que este ano (até o terceiro trimestre) houve, no Maranhão, a concessão de 269 autorizações de trabalho a estrangeiros. O volume significativo em relação a 2010, que registrou apenas 34 pedidos, corresponde principalmente à mão de obra externa especializada na área de petróleo e gás.
Das 269 autorizações registradas no período de janeiro a setembro deste ano no estado, 126 foram concedidas a trabalhadores chineses, 29 italianos e 18 jamaicanos, além de 96 que foram dadas a mão de obra de países diversos.
De janeiro a setembro deste ano em todo o país, foram concedidas 51.353 autorizações de trabalho a estrangeiros, um aumento de 32,8% em relação ao mesmo período de 2010. Aproximadamente 96% desse total foram concedidos para estrangeiros com contrato de trabalho temporário no Brasil.
Autorizações temporárias - Entre as autorizações temporárias, que totalizaram 49.291, os maiores crescimentos foram registrados entre profissionais estrangeiros sem contrato de trabalho no Brasil - assistência técnica ou transferência de tecnologia até 90 dias, com aumento de 56,5%; trabalhadores estrangeiros a bordo de embarcação de turismo estrangeira autorizada a operar no Brasil por até seis meses, com 52,3%; e artista estrangeiro para realização de evento no Brasil, com crescimento de 45,8%.
As autorizações permanentes registraram um crescimento de 17,5% nos nove primeiros meses de 2011 em relação ao ano anterior, somando 2.062. As autorizações para executivos integrantes de direção de empresas no Brasil tiveram um crescimento de 36,7% e para estrangeiro investidor pessoa física em atividade no Brasil, que estava registrando queda em períodos anteriores, houve uma elevação de 19,4%.
Para o coordenador-geral de Imigração e presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, o crescimento dos números está ligado à demanda por profissionais estrangeiros que contribuem com o desenvolvimento dos projetos no Brasil.
"O número maior de autorizações para executivos é decorrente do aumento do número de empresas de capital estrangeiro no Brasil e os investidores reforçam a percepção do Brasil como um bom local para investir suas economias", afirma.
Números
269 Foi o número de autorizações concedidas a estrangeiros para trabalhar no Maranhão este ano
126 Desses profissionais são originários da China
29 Autorizações foram concedidas a italianos
18 Vieram da Jamaica para trabalhar no Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário