terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Maranhense assume a diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP)


Alan Kardec assumiu diretoria-geral da ANP

O diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o maranhense Alan Kardec, ocupa o cargo de diretor-geral como “eventual substituto” de Haroldo Lima, que deixou o órgão no último dia 11 após oito anos e dois mandatos. Mas já a partir do próximo dia 23, a diretoria-geral da Agência voltará a ficar vaga.
Diretor Alan Kardec (à dir.) durante sabatina no Senado
Nesse dia termina o mandato de Alan Kardec como eventual substituto – cujo período máximo é de seis meses. Os quatro diretores da Agência fazem um rodízio, segundo o qual a cada seis meses um deles é nomeado eventual substituto do diretor-geral, em caso de ausência.
Só que agora, com a saída de Haroldo Lima, o setor aguarda que a presidente indique quem será o diretor-geral interino da agência, mas Dilma Rousseff deve nomear o novo diretor-geral da ANP somente no próximo ano. Isto porque o indicado terá que ser sabatinado pelo Senado, o que difícilmente aconteceria ainda este ano.

O candidato do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), é o próprio Alan Kardec que ainda a preferência do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Mas se o indicado pela presidente Dilma for um dos atuais diretores, ele não precisará passar pela sabatina.
Fontes afirmam que a presidente tem preferência em nomear a atual diretora da agência Magda Chambriard, que vem se destacando com suas ações em relação ao vazamento de petróleo da Chevron na Bacia de Campos.
(Com informações de O Globo).

Nenhum comentário: