segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Setur discute com entidades as estratégias do Plano de Turismo do Maranhão




A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Conselho Estadual de Turismo (CET) e entidades do setor se reuniram na tarde de ontem, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, para definir as estratégias do Plano de Turismo do Maranhão - Plano Maior 2020 - a agenda positiva para os 400 anos de São Luís. Segundo o Plano Maior, está previsto para 2012 investimento de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção.
O destaque para os 400 anos de São Luís é a participação do Estado em diversos eventos internacionais. Pelo menos cinco países - Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e França - já estão no roteiro de feiras e exposições onde será apresentada a potencialidade turística do Maranhão. “O Plano mapeou os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo e definiu estratégias de comunicação entre turistas e o trade turístico. Até 2020, o grande desafio é posicionar o Maranhão entre os 10 principais destinos turísticos do Brasil”, adiantou o secretário de Turismo, Jura Filho.
Ações e soluções - Na ocasião, o secretário também destacou que as reuniões servem para deliberar entre as entidades ações e soluções para o turismo do Maranhão. “Temos um cenário positivo de crescimento para o turismo e precisamos distribuir demandas entre as entidades para que o Estado se desenvolva”, disse.
Na reunião, foram apresentadas metas para o turismo estadual. Em investimentos, estão previstas a recuperação da Casa do Maranhão com tecnologia e interatividade; revitalização do Ceprama, onde será construído o Teatro do Folclore; recuperação de pelo menos oito imóveis do Centro Histórico e a inauguração de um Hotel-Escola.
Recursos - Para o presidente do Convention Bureau, Nan Souza, a definição de uma agenda e de um plano de ação são essenciais para assegurar os recursos e usá-los de forma equilibrada. “As entidades devem se munir da responsabilidade que o turismo é essencial para o crescimento do Maranhão”, disse.
Daqui a 15 dias, outra reunião será marcada com o objetivo de fechar o documento com o planejamento e as ações que será enviado para o Ministério do Turismo. De acordo com Jura Filho, o documento servirá para oficializar as demandas apresentadas ao ministério. “O ministro Gastão Vieira já se mostrou bastante sensível ao turismo do Maranhão. Vamos elaborar um documento com as principais demandas e também com a agenda dos 400 anos para, posteriormente, entregá-lo”, explicou o secretário.

Número


2,5 milhões de turistas estão sendo esperados no estado até 2014.

Nenhum comentário: