terça-feira, 22 de novembro de 2011

Na Fiema Max Barros detalha projeto da Via Expressa e apresentou ainda projetos que estão sendo realizados em São Luís


Fiema celebra convênios com empresas industriais

Bruno Gouveia
Da equipe de O Estado


Além das homenagens, a noite de comemoração do aniversário da Fiema foi marcada pela assinatura de cinco convênios com empresas industriais e a entrega de projetos de sustentabilidade, cultura e educação entre diversas empresas. O primeiro convênio assinado foi o Protocolo de Intenções entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) com representantes da Refinaria Premium I, a Petrobras e MPX. O protocolo tem por objetivo executar um projeto de qualificação de mão de obra em diversos municípios do Maranhão.
“Temos um projeto em execução que vai capacitar pelo menos 600 pessoas em São Luís, Bacabeira e Rosário e, com o protocolo, pretendemos capacitar ainda mais ao longo dos anos, principalmente quando a refinaria estiver em funcionamento”, disse o gerente geral da Refinaria Premium, Fernando Martinez.
Outro convênio foi assinado entre o Serviço Social da Indústria (Sesi-MA), Refinaria Premium I e Petrobras para desenvolver projeto voltado para 240 crianças na cidade de Bacabeira, com ações de acompanhamento pedagógico, esporte e iniciação musical.
Adesão – Também foi assinado, durante a solenidade, o Termo de Adesão da 1ª Turma de Gestores da Capacitação HSM Educação e Instituto Evaldo Lodi (IEL), que funciona como um Contrato de Prestação de Serviços entre Atlântica Serviços Gerais/IEL “O termo de adesão atuará na qualificação de empresas, empresários e executivos, contribuindo para a geração de negócios com aumento de produtividade e inovação. Além disso, promoverá a interação entre a indústria e centros de conhecimento e colaborará para o aumento da competitividade da empresa brasileira e do desenvolvimento econômico social”, explicou o presidente da Fiema, Edílson Baldez. O contrato vai proporcionar, por meio do Programa de Educação Executiva, a capacitação de profissionais, ocupantes de cargos administrativos das empresas brasileiras, nos mais modernos conceitos e práticas de gestão.
Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica – Educacional entre Senai-MA e Vale. Será realizado o aporte financeiro da Vale ao Senai, no valor de R$ 7 milhões, para a ampliação da sede do Centro de Educação Profissional Itaqui/Bacanga (CEPIB), a conclusão dos laboratórios de eletrônica, mecânica, metrologia e oficina de solda, além da compra de equipamentos e instalação do laboratório de mecânica na unidade do Senai no município de Açailândia.
“ O objetivo é capacitar mão de obra ao mercado de trabalho, gerando maiores oportunidades de geração de emprego e renda na região”, disse o diretor Executivo da Vale, Dorgival Pereira Ferreira. E por último foi celebrado o Protocolo de Intenções entre a Fiema e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para a reestruturação do Sesi, Senai e IEL, além de investir em suprimentos, recursos humanos, financeiro e contabilidade.

Governo estadual firma acordo na área de energia


Como parte das comemorações da Fiema, foi assinado ontem Termo de Cooperação para uso e divulgação da Casa Solar
A Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) vai incentivar o uso e divulgação da Casa Solar, laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) instalado do Distrito Industrial de São Luís, na qual são realizadas pesquisas no campo das energias solar e eólica.
A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu, na tarde de ontem, pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez.
A assinatura do convênio, realizada na Casa Solar, no Senai-MA do Distrito Industrial, deu início às festividades em comemoração aos 43 anos da Fiema. “Com o apoio decisivo do Governo do Estado, abrimos as portas desse laboratório para a comunidade”, afirmou Edílson Baldez.
Washington Luiz Oliveira destacou a importância do Maranhão fomentar a utilização de energias renováveis e ressaltou que a Seme, com o apoio Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai apresentar a Casa Solar para a sociedade como uma alternativa viável para a sociedade utilizar mais as energias solar e eólica.
Casa Solar - Guterres afirmou que a Casa Solar receberá um número maior de visitas de estudantes, pesquisadores e de empresários interessados em investir em energia solar. “A principal finalidade da Casa Solar será de servir de espaço para a divulgação do conhecimento tecnológico sobre aproveitamento inteligente e social dos recursos naturais de forma sustentável, gerando energia limpa e renovável”, explicou.
O trabalho será desenvolvido por meio da promoção de visitas, cursos, palestras e visitações à Casa Solar de empresários interessados em investir na geração de energias renováveis, além de universitários e estudantes de escolas dos ensinos Fundamental e Médio.

Em palestra na Fiema, Max Barros detalha projeto da Via Expressa


Secretário apresentou ainda projetos que estão realizados pelo governo em São Luís
O secretário de Estado de Infraestrurutra, Max Barros, apresentou, ontem, em palestra realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), detalhes dos principais projetos em desenvolvimento ou a desenvolver pela Sinfra na Ilha de São Luís
O Programa Viva Infraestrutura, que já garantiu a pavimentação e restauração de mais de 1.000 km de estradas maranhenses em dois anos, também foi destacado na apresentação do secretário.
Na capital, Max Barros destacou a construção da Via Expressa e a conclusão da reforma do Castelão. Ele explicou o porquê da escolha do traçado atual da nova avenida de São Luís e esclareceu dúvidas sobra o seu trajeto. “Foi muito questionado o traçado por conta de, supostamente, passar sobre áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico, mas isso não procede. Ao longo de toda a Via Expressa, apenas a Igreja do Vinhais é tombada, e permanecerá intacta”, ressaltou o secretário. Ele lembrou que a Avenida Metropolitana está em fase de projeto. SSobre a conclusão da reforma do estádio Castelão, Max Barros lembrou que a licitação já foi concluída e que a contratação de empresa vencedora deve ocorrer em breve.
Na sua apresentação, Max Barros também deu destaque para um amplo projeto de valorização do Centro Histórico de São Luís, que envolve reforma em prédios históricos e recuperação de ruas e calçadas em por toda a extensão da Praia Grande e adjacências.
Segundo o sec retário, alguns projetos já estão em andamento, como a reforma do Palacete Gentil Braga e do prédio da antiga RFFSA , que abrigará um grande centro turístico -, recuperação do prédio da Oleama e um grande projeto de revitalização da Rua Grande.

Nenhum comentário: