A volta da “Rota das Emoções” - Jericoacoara (CE), Barreirinhas (MA) e Parnaíba (PI) -, investimentos na cidade de São Luís e a priorização do turismo interno fizeram parte da pauta da reunião de representantes do trade turístico maranhense, com o ministro Gastão Vieira, sexta-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O presidente da Fiema, Edílson Baldez, fez questão de frisar a Gastão Vieira que não se faz turismo sem infraestrutura e garantiu que a pauta industrial se confunde com as ações do setor turístico. “O Maranhão está prestes a receber uma série de novos empreendimentos e precisamos estar preparados para receber as milhares de pessoas que chegarão com eles”, ressaltou.
Segundo o ministro, a orientação é apostar no turismo interno, conforme solicitou a presidente Dilma Rousseff, investindo na classe média, que, atualmente, é quem mais viaja no país, estimulando a circulação de turistas em todo o território brasileiro. Para o Maranhão, uma das primeiras providências de Gastão, como ministro, foi a recriação da “Rota das Emoções”, junto aos estados do Ceará e
Piauí. O roteiro percorre as belezas naturais dos três estados. No Maranhão, o atrativo são os Lençóis Maranhenses.
“São Luís está para completar 400 anos, e o momento não poderia ser melhor para investir em turismo. Temos muito trabalho a fazer no estado. O Ministério do Turismo quer construir, com vocês, uma agenda positiva para o Maranhão”, ressaltou Gastão aos empresários do ramo, ao sugerir reuniões mensais com o trade para traçar estratégias conjuntas.
Descuidos - As maiores reclamações do empresariado foram em relação à falta de conservação da cidade de São Luís, principalmente das áreas turísticas, como o Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade. A situação atual do Aeroporto Marechal Cunha Machado também foi colocada como um dos maiores gargalos à vinda de visitantes ao estado. O trade também pediu investimentos para a Chapada das Mesas (Carolina) e para Barreirinhas.
Gastão Vieira foi oficialmente convidado pelo presidente da Fiema e pelo coordenador do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores de Turismo em São Luís (GG65), João Barros, com o apoio do Sebrae-MA e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão (Sindihorbs), para discutir com empresários do segmento as reivindicações para o turismo no Maranhão. O evento teve a presença, também, do secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Cláudio Azevedo, e instituições como Abav, Sindtur, Abeoc-MA e empresas do segmento. A maior parte dos participantes deixou claro o fato de estar esperançosa e com muitas expectativas por ter um ministro do turismo maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário