quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fragata Independência atracará no Porto do Itaqui durante missão



A Fragata Independência (F-44), subordinada ao Comando da Força de Superfície e sediada na Base Naval do Rio de Janeiro, participará este mês da Operação Vigiar Atlântico 2011, com meios navais e aeronaves em toda a área marítima compreendida entre os estados do Amapá e Maranhão. Na semana passada, a embarcação atracou no Porto de Natal e ficou aberta para visitação pública entre os dias 27 e 28. Em São Luís, a Fragata atracará no Porto do Itaqui, que integra o Complexo Portuário de São Luís (CPSL).
De acordo com a Marinha do Brasil, a "Operação Vigiar Atlântico 2011" tem o propósito de realizar Patrulha Naval nas águas jurisdicionais brasileiras, implementar ações de presença nessas áreas marítimas e importantes pontos da Amazônia Azul e incrementar o treinamento em ação de Interdição Marítima. O Grupo-Tarefa é comandado pelo contra-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2).
Caracteristicas - A Fragata Independência tem 129,2m de comprimento e 13,5m de largura, desenvolve uma velocidade de 30 nós ou 55 km/h e é comandada pelo capitão de fragata Sergio Vieira Reale, que tem sob suas ordens, 217 homens.
De Natal, onde a embarcação estava na semana passada, o navio seguirá para Belém (PA), São Luís (Porto do Itaqui) e depois para Fortaleza (CE), onde chegará em 23 de novembro. A data de chegada do navio em São Luís não foi confirmada pela Marinha.
A assessoria de comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) afirmou que não há data confirmada para a atracação da fragata no Porto do Itaqui na primeira quinzena deste mês. Não descartou, no entanto, a chegada da embarcação na segunda metade de novembro.
O Estado tentou entrar em contato com a Capitania dos Portos do Maranhão para confirmar a se operação da Marinha do Brasil ocorrerá em águas maranhenses e se a fragata ficará aberta para visitações, mas não conseguiu.

Nenhum comentário: