sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aberta ontem, 5ª Feira do Livro agita cena literário de São Luís


Com 60 estandes instalados na Praça Maria Aragão e no Espaço Cultural, feira terá extensa programação literária e cultural em 10 dias de atividades



“São Luís é a cidade do livro!”. Com essa saudação, da escritora homenageada Sônia Almeida, foi aberta na noite de ontem a quinta edição da Feira do Livro de São Luís, na Praça Maria Aragão. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com a gravação do depoimento do patrono da Feira, o escritor e poeta José Chagas. Além da Maria Aragão, a programação da Feira vai movimentar, em 10 dias de atividades, a Praça Gonçalves Dias, o Espaço Cultural e o Centro de Formação da Secretaria de Estado da Educação.
Na avaliação do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, o evento tornou-se tradição na cidade. “A Feira do Livro todos os anos se torna mais madura e consistente com o apoio dos livreiros, das editoras, dos artistas e de parceiros que defendem a cultura de nossa cidade”, disse.
O prefeito de São Luís, João Castelo, enfatizou a estrutura da Feira do Livro. “Oferecemos para a comunidade um espaço de interação entre os mais diferentes suportes da cultura, o livro, o cinema, o teatro, a dança e por isso, durante esses dias a cidade respira arte”, destacou.
A escritora Sônia Almeida lembrou o tema desta edição, Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia, e ressaltou o papel estratégico do incentivo à cultura. “Aqui represento todos os homenageados, mas a Feira do Livro deve ser um evento com a alma da tradição literária cultural do nosso estado”, frisou.
Estrutura – As atividades literárias e culturais começarão sempre a partir das 14h. Segundo a coordenação do evento, já foram confirmados na programação cerca de 300 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes, programações especiais para o público infantil e juvenil, programação artístico-literária com performances poéticas e musicais e espetáculos teatrais.
Cerca de 60 estandes, no espaço de comercialização de livros, reúnem editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. “A expectativa é de pelo menos manter a venda do ano passado, mas, nessa edição, o público vai encontrar bem mais diversidade”, garantiu o livreiro Antônio Armando.
Aproveitando a diversidade de obras inéditas, o estudante universitário Robson Cantanhede disse que a feira é uma bela oportunidade para investir em novos livros. “O acesso em São Luís a livros de grandes editoras é muito restrito. A feira é uma boa oportunidade de investir na compra de bons títulos”, avaliou.
A criançada também tem muita opção de títulos. “Muitos livros didáticos e voltados para o público infanto-juvenil serão
apresentados. É excelente para o estímulo à leitura”, disse a educadora Maria Fonseca Nunes. A partir de hoje, no Auditório Maria Aragão, durante a tarde, o Sesc promoverá sessões de cinema infantil e a partir das 18h o Cine Crioula exibirá filmes baseados em obras literárias.

Mais


Segundo a organização da 5ª Feira do Livro de São Luís, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os 10 dias de programação. A expectativa é receber um público visitante de aproximadamente 250 mil pessoas entre estudantes, educadores, universitários e público em geral.

Nenhum comentário: