sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Luís terá marcos em seus 400 anos


São Luís terá marcos  em seus 400 anos

Yane Botelho
Da equipe de O Estado

Como forma de comemorar o aniversário de 400 anos da cidade, São Luís ganhará dois marcos históricos. Uma praça destinada a espetáculos será construída no Aterro do Bacanga, em frente ao Centro Histórico, para receber grandes atrações durante as festas do quarto centenário. Também será erguido um monumento para exaltar os povos que participaram da formação do povo maranhense. O totem, a ser construído na rotatória existente no cruzamento das avenidas Ana Jansen e Ferreira Gullar, foi projetado pelo artista plástico Jesus Santos.
A comemoração do quarto centenário pretende ser marcada por inaugurações grandiosas. Os projetos coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) foram idealizados para ser um presente a São Luís nos 400 anos.
Com a construção da praça dos 400 anos, o cenário urbano da cidade será modificado. O local será um grande espaço público para recreação e transformará o cenário do Aterro do Bacanga, hoje com parte dele relegado à inutilidade. A construção se faz para dotar São Luís, a exemplo dos grandes centros, de um núcleo permanente de cultura e recreação, que venha a enriquecer o patrimônio e possa ser apontado como referência obrigatória de lazer. De acordo com o engenheiro da Sinfra, Alcino Costa Filho, a construção do espaço ainda está em fase de elaboração de projeto. Ele explicou que a praça terá um monumento para marcar o quarto centenário. "É um marco em concreto, que trará a idade de 400 anos", apontou.
Monumento - Enquanto isso, o monumento criado por Jesus Santos homenageará a fundação da cidade. A obra exalta os povos essenciais para a formação do povo maranhense e registra nomes de personalidades que contribuíram para a história de São Luís. O totem, com três torres, terá 31 metros de altura e uma rampa. Com revestimento em cerâmica e bronze e detalhes em alto e baixo relevo, a obra trará gravada na parte interna nomes de personalidades, como, por exemplo, Daniel de La Touche e José Sarney, entre tantos outros.
A previsão de custo do monumento idealizado por Jesus Santos é de R$ 148.926,00. A resenha do contrato, assinado dia 19 deste mês, foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, dia 26. O engenheiro da Sinfra, Alcino Costa Filho, afirmou que a meta é de que a obra seja apresentada oficialmente à população da capital maranhense em 8 de setembro de 2012, data em que a cidade comemorará seu quarto centenário de fundação. O projeto de execução é desenvolvido pela Arco Engenharia Ltda.
Para o Secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macêdo, os projetos criarão marcos relevantes para a história da cidade. As comemorações dos 400 anos da cidade incluem uma série de reformas e obras, como a construção da Via Expressa, da Ponte do Quarto Centenário, da Avenida Metropolitana, além da reurbanização do Centro Histórico. "Acima de tudo, os monumentos trarão mais beleza. É um marco para a data. São poucas as cidades brasileiras que têm essa marca", avaliou.
Sérgio Macêdo disse que a análise dos programas da comemoração dos quatro séculos de fundação demonstra a intensidade da festividade prevista para a data. Segundo ele, o marco comemorativo e a preservação do patrimônio pressupõem um projeto de construção do presente. "As pessoas que hoje formam a cidade devem, de algum modo, usufruir da São Luís de agora", declarou.

Nenhum comentário: