quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aeroporto de São Luís é um dos cinco com maior potencial turístico





Aeroporto de São Luís é um dos cinco com maior potencial turístico
O Ministério do Turismo (MTur) incluiu o Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Hugo da Cunha Machado entre os cinco terminais aeroportuários brasileiros com maior potencial de crescimento turístico do país. Mesmo com a reforma no terminal de passageiros e com o funcionamento provisório das salas de embarque e desembarque, que desde março funcionam precariamente sob tendas, o aeroporto público da cidade apresentou de janeiro a agosto deste ano crescimento de 43% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Ministério do Turismo, dos 731 aeroportos públicos do país, 175 foram listados pelas empresas aéreas como de maior potencial turístico. O aeroporto de São Luís divide, junto a outros três aeroportos localizados no Nordeste - Lençóis e Porto Seguro (BA) e Juazeiro do Norte (CE) - as cinco primeiras posições.
O superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) do Maranhão, Hildebrando Correia, acredita que o aumento no fluxo de passageiros se deve aos investimentos econômicos que o Estado vem recebendo e reflete o desenvolvimento em nível de Brasil. Para ele, as expectativas apontam para a continuação do crescimento no fluxo do aeroporto de São Luís, apesar dos transtornos gerados aos passageiros por causa da reformas no terminal de passageiros, que está interditado desde 24 de março deste ano. "Ainda não sentimos, de fato, o efeito dos grandes empreendimentos que aqui devem se instalar. Por isso, o movimento no aeroporto tende a crescer muito mais", avaliou.
Em 2010, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado registrou uma movimentação de 846.546 usuários de janeiro a agosto. No mesmo período deste ano, o terminal aeroportuário apresentou um fluxo de 1.211.089 passageiros, o que corresponde a um aumento de 43% na movimentação.
Ministério do Turismo - De acordo com o MTur, o registro recorde de embarques e desembarques domésticos em julho e a pesquisa de expectativa de viagem apontam para a continuação do crescimento da demanda de passageiros e o consequente aumento no movimento em aeroportos regionais. Atento a isso, o ministério vem identificando locais prioritários para investimentos em infraestrutura aeroportuária regional.
Por meio dos repasses, o MTur pretende estimular o desenvolvimento das rotas de baixa e média densidade de tráfego, além de aumentar o número de cidades e municípios atendidos pela aviação regional. A meta é aproximar as distâncias, ampliando o fluxo de turistas para essas regiões, a fim de alavancar o setor, promovendo expansão da hotelaria, dos restaurantes e dos atrativos turísticos.
Desde 2003, o Ministério do Turismo destinou R$ 160 milhões para obras de infraestrutura nos aeroportos regionais brasileiros. Os investimentos foram aplicados em revitalização de pistas, construção de terminais de embarque e desembarque, aquisição de equipamentos e outras realizações fundamentais para a recuperação e modernização aeroportuária.
O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) já levou à aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) US$ 1,9 bilhão em financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e à Corporação Andina de Fomento, para o atendimento a 24 áreas turísticas prioritárias, que se estendem do Seridó, no Rio Grande do Norte, à Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, passando pelo agreste paraibano, pelo Jalapão tocantinense e pela Serra fluminense.
O setor vem respondendo aos investimentos. A aviação regional tem apresentado os mais altos índices de crescimento do setor aeroviário, com resultados significativos nas operações das companhias, que chegaram a 123,9% de crescimento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Ano passado, 6,5 milhões de passageiros viajaram em voos das 13 companhias aéreas regionais, número 279% maior do que em 2005, quando foram registrados 1,7 milhão de clientes em voos regionais.
Em julho deste ano, foi registrado no Brasil recorde de 7,4 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos - crescimento de 22,05% em relação ao mesmo período de 2010, com 6 milhões de movimentações. A expectativa do mercado segue em alta: segundo pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, viajar nos próximos seis meses está nos planos de 33,7% dos pesquisados e 65% desses potenciais viajantes pretendem fazê-lo de avião, 86,1% deles acompanhados.

Nenhum comentário: