sexta-feira, 19 de agosto de 2011

China vê monopólio da Vale ao construir supergraneleiros



Além do protesto da CSA a mineradora também teve que quitar débitos com a Receita de 6 bilhões de reais


Vale Brasil: 400 mil toneladas de cargas em uma única viagem
Entidade chinesa protesta contra a decisão da mineradora de formar uma frota para transporte de minério. Empresa brasileira nega tentativa de controle e afirma que medida tenta diminuir custos de transporte

A decisão da Vale de construir uma frota com os maiores navios de transporte de minério de ferro do mundo – caso do Vale Brasil, por exemplo - foi classificada como "tentativa de monopólio" pela poderosa Associação dos Proprietários de Navio da China (CSA, na sigla em inglês). A entidade pressiona Pequim a adotar medidas contra a mineradora brasileira. Segundo a CSA, quando estiver pronta, a frota de 35 navios da Vale (19 próprios e os demais contratados) praticamente controlará o transporte entre Brasil e China. Caso o governo chinês acate alguma das restrições propostas pela CSA por certo afetará em muito a planilha comercial da mineradora brasileira, por se tratar de um dos maiores compradores.

"A maioria das transportadoras serão defraudadas pela Vale caso ninguém tente pará-la", disse Zhang Shouguo, vice-presidente da CSA, que reúne as maiores empresas chinesas do setor, à agência de notícias Bloomberg. Para Zhang, a Vale quer controlar o mercado de frete "como tem feito com os preços do minério de ferro". A afirmação é em alusão ao reajuste trimestral de preços do minério, implantado no ano passado, em substituição a reajustes anuais.

OUTRO LADO - A Vale nega a intenção de controlar o transporte de minério de ferro e diz que a nova frota visa diminuir a desvantagem da empresa com relação aos concorrentes. Todos, diz a empresa, estão mais próximos da China, destino de mais de 50% das exportações da mineradora. "O Brasil está a 40 dias da China. A Austrália está a 10 dias, a Índia, a 15 dias, e a África do Sul, a 30 dias. Todos os nossos principais concorrentes têm um frete mais barato", disse ao jornal paulista A Folha José Carlos Martins, diretor de marketing da Vale.

Segundo ele, os novos navios reduzirão a volatilidade do preço do transporte. Martins afirma que, quando a frota estiver pronta, em 2013, representará uma participação muito pequena dos navios que fazem transporte de minério no mundo, hoje em 1.257 embarcações. Segundo o executivo, a Vale atualmente utiliza cerca de 300 navios dessa frota. "Trabalhar com 35 navios é uma fração pequena tanto da necessidade da Vale quanto do mercado total de frete", diz Martins. Ele está na China para encontros com o setor empresarial e com o governo.

Vale paga quase R$ 6 bilhões em impostos após disputa judicial

O salto de 21% na arrecadação da Receita Federal em julho se deveu ao pagamento de R$ 5,8 bilhões feito pela Vale no mês passado. Por conta do sigilo fiscal, o órgão não confirma o nome da empresa, mas disse que o montante foi pago por um contribuinte da área de extração mineral. Na divulgação de seu balanço, no dia 29, a Vale informou que havia reservado o total de R$ 5,8 bilhões para pagar impostos devidos à Receita Federal. Na ocasião, a empresa afirmou que já havia provisionado os recursos anteriormente para o caso de perder uma ação na Justiça, o que acabou acontecendo.
A empresa confirmou, nesta quinta-feira, que fez o pagamento. Segundo a Receita, no ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que as empresas teriam que pagar CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre o lucro advindo de exportações. A decisão repercutiu sobre todas as ações judiciais com o mesmo tema, incluindo a da Vale.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Uol Economia

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