quarta-feira, 13 de julho de 2011

PM fará operação com foco em segurança dos turistas



PM fará operação com foco em segurança dos turistas

Jock Dean
Da equipe de O Estado

Com o período de férias em São Luís, ações de combate ao crime estão sendo intensificadas nos pontos turísticos da capital. No Centro Histórico e na área da Ponta d’Areia, a Companhia da Polícia Militar de Turismo (CPTur) realiza duas operações para garantir a segurança dos turistas que vem à capital. Nos 10 primeiros dias deste mês, foram registradas sete ocorrências nas áreas turísticas policiadas pela CPTur.
A CPTur realiza o policiamento do Centro Histórico, Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen. Na Litorânea, a segurança é de responsabilidade do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “Todas essas áreas já são cobertas pelo batalhão responsável pelo distrito, mas a CPTur realiza policiamento ostensivo e preventivo, atendendo especificamente o turista nesses pontos que são os mais visitados por quem vem à capital”, explicou o tenente Gomes.
No dia 5 deste mês, a CPTur registrou uma tentativa de homicídio na Ponta d’Areia. “Na verdade, o caso aconteceu na fronteira entre a área de responsabilidade do 8º BPM, que cobre o São Francisco e adjacências, e de nossa atuação”, informou. Na Lagoa, um caso de lesão corporal foi registrado no dia 10. O Reviver é a área com maior número de autuações até o dia 10. São dois casos de tumulto, um de lesão corporal, um de porte ilegal de arma de fogo e uma situação de calote. “Esses registros aconteceram na nossa área de atuação, mas as vítimas são pessoas da capital”, informou o tenente Gomes.
Para coibir esse tipo de prática contra os frequentadores (ludovicenses ou turistas) nessas regiões, a CPTur está realizando duas operações. No Centro Histórico, todas as sextas-feiras, é feita a “varredura” no Reviver quando duas viaturas, três equipes da cavalaria e 10 homens a pé fazem o policiamento da área, abordando suspeitos. “Esse trabalho garante que 80% dos casos sejam resolvidos sem a necessidade de registro de boletim de ocorrência e encaminhamento dos envolvidos à Delegacia Especial de Turismo [Detur]”, afirmou o tenente Gomes.
Estrutura semelhante é empregada na Operação Praia Segura, realizada na Ponta d’Areia, aos domingos. Nos demais dias da semana, duas viaturas e duplas de policiais a pé em cada um dos três pontos de atuação da CPTur garantem a segurança dos turistas. A área com maior cobertura é o Centro Histórico, que conta com 5 duplas de policiais em pontos estratégicos do Reviver.

Nenhum comentário: