quinta-feira, 14 de julho de 2011

Festival Internacional de Cinema em São Luís

Imirante

imirante.com

SÃO LUÍS - O 1º Festival Internacional de Cinema, promovido pela Lume Filmes, será aberto nesta quinta-feira, às 19h, no Teatro Artur Azevedo. Na ocasião, será exibido um curta metragem surpresa, o filme "Lola" do diretor Brillante Mendonza, que se fará presente para um bate papo com os convidados para a solenidade.
Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Miami e Festival Internacional de Dubai, “Lola” é uma co-produção da França e Filipinas de 2009 e conta a história de duas mulheres que têm o nome de Lola e acabam se conhecendo no tribunal.
O Festival Internacional Lume de Cinema, que ocorre até o próximo dia 23, com a programação no Teatro Alcione Nazaré e Cine Praia Grande. O evento colocará os cinéfilos em contatos com produções que não serão lançadas no Brasil, além de promover palestras e cursos relacionados com a sétima arte.
Produções da Grécia, Filipinas, Sérvia, Coréia, Bélgica, Rússia entre outros países serão exibidas durante as três mostras competitivas que integram o festival. “Cada sessão dá direito a assistir um longa metragem e vários curtas. Vale ressaltar que nas sessões, os filmes não se repetirão e não serão lançados no Brasil depois”, explica o cineasta Frederico Machado, organizador do festival.
As mostras competitivas serão destinadas a longas metragens, curtas metragens e a “Mostra Olhar Crítico”, uma espécie de competição especial, composta por 10 filmes. A premiação será distribuída nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. Além das mostras competitivas, o evento terá ainda a mostra “Alumbramentos”, que exibirá filmes da produtora cearense e premiados no Festival de Curtas de Belo Horizonte, e também terá a exibição de filmes considerados Hour Concours do Festival, como “Hiroshima”, de Pablo Stoll, “Submarino”, de Thomas Vinterberg e “Triângulo amoroso”, de Tom Tkywer, diretor de “Corra, Lola, Corra”.

Nenhum comentário: