sábado, 2 de julho de 2011

Boi de Axixá: tradição maranhense no exterior




Boi de Axixá: tradição maranhense no exterior


A temporada junina chegou ao fim, mas não se pode dizer o mesmo das apresentações dos grupos folclóricos, cujas agendas ficam ativas até o fim do ano. O Boi de Axixá, por exemplo, já anunciou viagens intermunicipais, interestaduais e para o exterior. O grupo folclórico fará hoje uma apresentação especial na cidade de Morros, a convite da prefeitura local. Uma caravana de Axixá está indo para lá exclusivamente para a apresentação. Hoje, o boi se apresentará às 20h no Arraial da Lagoa.
Segundo Leila Naiva, presidente do grupo folclórico, o Boi de Axixá viajará para Portugal em agosto, onde se apresentará em um festival de folclore. Esta será a primeira vez do boi no exterior. O grupo também estará em Fortaleza, no dia 15 de julho. A caravana será formada por 50 integrantes dos 120 existentes.
Polêmica – Leila Naiva fez uma avaliação positiva do São João do Maranhão, mas lamentou o fato ocorrido com integrantes do Boi de Axixá em uma apresentação no Arraial da Praça Maria Aragão, envolvendo seguranças do palco do terreiro, que agrediram componentes da diretoria do grupo folclórico.
“Peço às pessoas envolvidas com a festa que pensem duas vezes antes de agir da maneira como agiram. Até hoje me sinto triste ao falar sobre isso. Foi algo muito deplorável diante da magnitude da festa e da magia do bumba meu boi. Um dos grandes exemplos que temos do São João é de ser uma festa da família maranhense, ao contrário do Carnaval, onde presenciamos atos violentos. No entanto, não foi o que vi nesta edição. Enquanto presidente de um grupo de tradição, o que eu, meu marido e meus filhos passamos naquela noite nos deixaram muito tristes e decepcionados. O Boi de Axixá nunca passou por algo parecido”, desabafou Leila Naiva, uma das mais engajadas presidentes de grupos folclóricos do Maranhão.

Bois viajarão para festa em Brasília


O Maranhão terá dois representantes este ano na tradicional Festa da Morte do Boi de Seu Teodoro, que acontecerá 17,18 e 19 de setembro, em Sobradinho (Brasília). Os grupos folclóricos Boi de Santa Fé e Boi Barrica já confirmaram presença e farão apresentações especiais na edição 2011 do evento, idealizado pelo maranhense Teodoro Freire.
Segundo José de Jesus Figueiredo, o Zé Olhinho, vice-presidente do Boi de Santa Fé, sotaque da Baixada, um grupo formado por 45 brincantes embarcará para Brasília e fará três apresentações na festa, sendo duas de bumba meu boi e uma de tambor de crioula. O batalhão participa do evento há cinco anos e a iniciativa está completando 48 anos de história.
Seu Teodoro é natural do município maranhense de São Vicente de Férrer e promove uma recepção calorosa aos convidados conterrâneos para seu festival em homenagem à cultura maranhense por meio da lenda do boi morto. José Pereira Godão, presidente da Companhia Barrica, já havia anunciado a participação do grupo folclórico na festa de Seu Teodoro, como aconteceu ano passado.

Nenhum comentário: