Teve início esta semana o curso de pós-graduação em Porto, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A primeira turma tem 42 alunos, egressos dos cursos de graduação na área de Engenharia. A aula inaugural foi realizada terça-feira (3), no auditório do prédio do curso de Odontologia, no Campus do Bacanga. O curso integra o Programa de Especialização Profissional (PEP), da Vale, e visa contribuir para o desenvolvimento de uma visão técnica integrada das atividades portuárias, abordando os processos relacionados ao planejamento e operação de portos.
Participaram da aula inaugural o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o diretor do porto de Tubarão (Vitória-ES) da Vale, Cristiano Cobo, o diretor do Terminal Portuário Ponta da Madeira, Cláudio Mendes, a diretora do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, professora Teresa Cristina Franco.
O coordenador do curso, professor Sérgio Cutrim, falou dos benefícios do curso para o Maranhão: "Acredito que o curso de especialização em portos vai contribuir para a formação de recursos humanos para a nova matriz de desenvolvimento econômico do estado. Nesse sentido, o complexo portuário de São Luís se apresenta como um ponto estratégico para a logística portuária e para o crescimento das exportações do nosso país. Com esse curso, a Universidade ganhará em experiência e expertise em negócios e engenharia portuária. E, com essa parceira, a Vale ganhará em disponibilidade de profissionais aptos a ingressar na empresa", afirmou.
O objetivo do Programa de Especialização Profissional (PEP) da Vale é desenvolver profissionais recém-formados nas regiões em que a empresa atua (Maranhão, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais) para suprir a crescente demanda por mão-de-obra especializada. Nos últimos três anos, a empresa formou 465 alunos e o índice de contratação supera os 80%. Este ano, mais de três mil candidatos de todo o país se inscreveram no programa, que abriu 133 vagas nas áreas de mineração, ferrovia e porto. Em São Luís, além do curso de porto, foi anunciada a especialização no setor de ferrovias, com 59 vagas. O curso de Porto tem 390 horas de duração e a grade curricular irá se focar nos seguintes módulos: transporte marítimo, planejamento e operação portuárias, manutenção de porto, estruturas hidráulicas e legislação portuária, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário