segunda-feira, 9 de maio de 2011

Frota de supernavios da Vale será de 35 unidades até 2013

O Vale Brasil, um gigante de 400 mil toneladas é o primeiro a integrar a frota macro da mineradora e vai operar no TPM



Fotos do maior graneleiro do mundo atualmente
Companhia divulgou o recebimento do Vale Brasil, a primeira embarcação de 400 mil toneladas de porte bruto que compõe a nova geração de mineraleiros; navios vão atracar no Terminal Portuário Ponta da Madeira e no Porto de Tubarão (ES)

A Vale revelou nesta segunda-feira, 09, que até 2013 terá uma frota de 35 supergraneleiros de 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), os maiores do mundo em sua classe, chamada de Valemax, construídos em estaleiros asiáticos. O primeiro deles foi entregue oficialmente nesta semana. Trata-se do Vale Brasil, que está fundeado na Baía de Guanabara (RJ) e deve chegar à Baía de São Marcos, em São Luís (MA), na próxima semana, possivelmente no dia 12, com atracação prevista para o dia 22 no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM).

Os supergraneleiros, que a Vale também denomina de mineraleiros, têm capacidade de carga de 390 mil toneladas de minério e vão operar no TPPM e também o Complexo de Tubarão (ES), ambos administrados pela empresa. Os carregamentos terão como destino o mercado da Ásia. Os navios serão entregues entre 2011 e 2013. A partir de 2013, a frota total da Vale (considerando as embarcações atuais) passará a contar com 60 navios em operação.

“Com a nossa frota de navios próprios e contratados conseguimos diminuir a volatilidade no mercado de frete. A volatilidade afeta não somente o preço do frete, como também o preço do próprio minério. À medida que os novos navios começarem a operar, a estabilidade do frete e do minério será ainda maior, favorecendo a Vale e seus clientes siderúrgicos”, afirmou o diretor executivo de marketing, vendas e estratégia, José Carlos Martins, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da entrega do Vale Brasil.

Embora os navios tenham sido construídos na Ásia, de acordo com a mineradora, do conceito ao projeto básico, a engenharia dos maiores navios mineraleiros do mundo é brasileira. A companhia afirma que o desenvolvimento do projeto representou um enorme desafio tecnológico em termos de inovação e o resultado foi atingido. O Vale Brasil permite uma grande velocidade de carregamento e descarregamento, adequada aos portos mais modernos do mundo, além de reduzir as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada.

Frota – O navio Vale Brasil é o primeiro da nova frota. A embarcação foi encomendada ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coréia do Sul. Com 362 metros de comprimento, o navio é o maior mineraleiro (graneleiros) do mundo e faz parte de uma encomenda de sete navios da Vale ao estaleiro coreano, com investimento de US$ 748 milhões. A Vale também possui encomenda de 12 navios com capacidade de 400 mil toneladas ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Os navios em construção no estaleiro chinês devem ser entregues até 2013 e somam um investimento de US$ 1,6 bilhão. Além dos 19 navios próprios de 400 mil toneladas, a Vale terá, ainda, outros 16 navios com as mesmas dimensões, com operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com armadores parceiros.

Nacional – A Vale divulgou também investimentos na indústria naval brasileira. Segundo a mineradora, foram encomendados 51 embarcações, entre rebocadores, comboios fluviais e catamarãs. Além disso, a empresa informou estar constantemente avaliando oportunidades de construção de navios de diferentes portes no Brasil. Sua empresa coligada, Log-In Logística Intermodal, por exemplo, tem encomendas de sete navios ao Estaleiro Ilha S/A (EISA), no Rio de Janeiro, sendo cinco porta-contêineres e dois graneleiros. As encomendas da Log-In vão gerar cerca de seis mil empregos diretos e indiretos. O investimento total nas embarcações é de cerca de R$ 1 bilhão.

De acordo com a Vale, a companhia mantém aberta a possibilidade de construir navios de minério de ferro no Brasil, paralelamente ao seu portfólio atual de 35 Valemax que farão o transporte do produto até a Ásia. A empresa negocia com o estaleiro Eisa, do grupo Synergy, tentando tornar viável a construção desse tipo de navio no país. Nos últimos anos, a Vale tentou, mas não conseguiu colocar essas encomendas em estaleiros nacionais, o que levou a empresa, em 2008, a contratar a compra de 12 navios na China, por US$ 1,6 bilhão.

Mais - O Vale Brasil, novo navio da Vale é um dos indicados ao prêmio Nor-Shipping Awards 2011. O mineraleiro de 400 mil TPB acaba de ser incorporado à frota da empresa e está em sua primeira viagem ao Brasil. Ele concorre na categoria Clean Ship, que valoriza os armadores e navios que mais contribuem, em suas operações, para a redução das emissões de poluentes no ar ou nas águas. Segundo a organização do evento, o Vale Brasil deve estabelecer um novo padrão no transporte de granéis secos em longa distância com baixas emissões de poluentes por tonelada transportada. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de abertura da conferência do evento, no próximo dia 24, em Oslo, na Noruega. A Nor-Shipping acontece de 24 a 27 de maio.

Números

- 748 Milhões de dólares é o investimento feito na encomenda de sete navios supergraneleiros ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coréia do Sul

- 1,6 Bilhão de dólares é o investimento feito na encomenda de 12 navios supergranaleiros ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China.

- 16 Supergraneleiros Valemax que vão integrar a frota serão construídos por outras empresas para operação exclusiva com a Vale em contratos de longo prazo.


Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Vale/O Estado
Data da Notícia: 09/05/2011

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