Editor de Portos
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com sede em Brasília (DF), saiu na frente e divulgou ontem em sua página na internet a programação do I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, que será realizado no dia 28 deste mês, no auditório Fernando Falcão, da Assembléia Legislativa do Maranhão (AL-MA), localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, bairro Cohafuma, em São Luís (MA). O evento é uma realização do parlamento estadual, com apoio da Antaq, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Banco do Nordeste e Odfjell Terminals (Granel Química), e patrocínio da Agrosserra, Grupo Mateus e Grand São Luís Hotel.
O seminário é uma iniciativa da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da AL-MA e foi divulgado no fim do mês passado pelo deputado Stênio Resende (PMDB), autor da proposta. O parlamentar ressaltou que 95% do comércio do Brasil com o exterior são movimentados pelo transporte marítimo, tendo o volume de cargas dobrado na última década, passando de 443 milhões de toneladas para 833 milhões de toneladas. Portanto, torna-se necessário debater as condições atuais dos terminais portuários e os investimentos previstos para os próximos anos, em especial no Maranhão, que dispõe de um complexo portuário de destaque no cenário mundial.
Programação - De acordo com a programação divulgada ontem, para a abertura do seminário foram convidados: a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o presidente da AL-MA, deputado Arnaldo Melo (PMDB); o ministro da Secretaria de Portos (SEP), José Leônidas de Menezes Cristino; o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati; e o diretor-geral da Antaq, Fernando Antonio Brito Fialho.
A primeira palestra será ministrada pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, com o tema "Investimentos do Governo Federal nos Portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária"; em seguida, Fernando Fialho (Antaq) falará sobre "O cenário atual e perspectivas do setor aquaviário brasileiro".
Integram ainda a programação de debates e palestras o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão, José Maurício de Macêdo Santos; o presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcello Magistrini Spinelli; o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli; o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati; o secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros; o consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet; o consultor de Logística Portuária, Frederico Victor Moreira Bussinger; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário