quarta-feira, 20 de abril de 2011

49 navios na Baía de São Marcos esperam vaga

 

49 navios na Baía de São Marcos esperam vaga


A baía de São Marcos continha, ontem, 49 navios mercantes fundeados à espera de vagas no sistema portuário da Ilha, que integra 11 atracadouros, sendo seis no Porto do Itaqui, três no Terminal Portuário Ponta da Madeira e dois no Terminal da Alumar. O resultado supera a maior marca já registrada este ano, mais precisamente no dia 30 de março, quando havia 43 navios na baía. No ano passado, o maior registro desse tipo ocorreu no mês de abril, com 40 embarcações.
Os dados são da página eletrônica da empresa de praticagem Pratimar, em comparação com as estatísticas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), bem como dos websites da Vale e da Marine Traffic, que monitoram diariamente a atividade do setor marítimo.
Em relação ao número de navios já atendidos no sistema portuário da Ilha, segundo as estatísticas, 83 embarcações já concluíram operação (carga/descarga) desde o início do mês. O Porto do Itaqui foi o que apresentou o melhor desempenho, até ontem, com 33 navios atendidos, sendo 10 no berço 104, geralmente utilizado para operações com derivados de petróleo, assim como o berço 106, que registrou seis embarcações. O berço 101 e o berço 103 tiveram sete navios cada um e o berço 102 apenas três embarcações.
O Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) registrou 32 navios desde o início do mês. Até ontem, o Píer III atendeu 20 navios, sendo 11 no atracadouro sul e nove no atracadouro norte. No Píer II foram cinco navios e no Píer I foram sete embarcações.
O Terminal da Alumar atendeu 16 navios no período em referência, sendo oito em cada um dos dois atracadouros. O Terminal Pesqueiro Porto Grande registrou duas atracações. Este último, vale ressaltar, tem sido utilizado para atracações de barcos de apoio à atividade marítima (offshore), como rebocadores e balsas.
De acordo com as estatísticas, o navio há mais tempo na Baía de São Marcos é o Unique Carrier, com data de fundeio registrada no dia 2 de março deste ano. Trata-se de um navio de carga de bandeira de Hong Kong, construído em 2008, com 291 m de comprimento, 45 m de largura e 175 mil toneladas de porte bruto (TPB). A embarcação mais recente na baía é o Thomas C, um cargueiro de bandeiras das Ilhas Marshall, com 182 m de comprimento e 30 m de largura, ancorado ontem às 4h15.
O maior navio na Baía de São Marcos, segundo as estatísticas, é o Brasil Maru, de bandeira do Panamá, com 340 m de comprimento, 60 de largura e 323 TPB. O cargueiro está fundeado desde o dia 28 de março e está programado para atracar sábado (23) no porto da Vale.

Navios na baía


Aegeas
Alameda
Alam Penting
Amine Bulker
Anangel Shagang
Atlantic Hope
Babitonga Bay
Beluga Sydney
Berge Atlas
Berge Phoenix
Brasil Maru
Bulk Denmark
Cape Azalea
Cape Condor
Casey Chouest
Celine
Christina J
CPO Asia
C. Vision
Diamond Seas
Eleftheria
Gaia Pegasus
Global Harmony
Grande Progresso
Handan Steel
Harmonious
Haydar
High Trade
Hua Fa
IVS Cabernet
Linda Fortune
Marie Paule
New Ansteel
Oita Maru
Orleta Lwowskie
Oyster
Paradise N
Parramata
Ravni Kotari
Regena N
Sea Emperor
Sinocarrier
St. Thais
Terrel Tide
Thomas C
Toyokuni
Unique Carrier
Vibora
Wugang Orient

2 comentários:

Maranhão Negro disse...

Se a capacidade é de somente 7 navios e cada navio gasta de 2 a 3 dias para descarregar e o mesmo tempo para carregar e levando-se em conta que não funciona aos sábados e domingos, o quadragésimo nono navio da fila de espera somente iniciará sua viagem de volta em meados de julho/2011.



P.S.
Prometo que não sorrirei.

Unknown disse...

Pois leia a reportagem novamente e chore. Verás que a capacidade nao é de apenas 7 navios, nem todos levam 3 dias para descarregar e recarregar eo porto funciona todos os dias da semana 24 horas por dia.