Um monumento para exaltar os povos que participaram da formação do povo maranhense e registrar nomes de personalidades que contribuíram para a história da cidade. Esse foi o conceito adotado pelo artista plástico Jesus Santos na elaboração do seu mais novo projeto de obras de artes públicas, que será uma homenagem aos 400 anos de São Luís.
A obra de 31 metros de altura será colocada na rotatória do bairro São Francisco, no caminho da praia da Ponta d’Areia e, pelas dimensões, já é considerada uma das maiores obras públicas do Nordeste, sendo composta por três topos de concreto em alto e baixo relevo, com revestimento de cerâmica. Na parte interna, estão gravados nomes de personalidades que contribuíram para a história da cidade, passando por Daniel de La Touche, José Sarney e outros.
Cada topo simboliza a participação das raças que fazem parte formação do povo brasileiro. “Os topos são para representar o índio, o negro e o português, mas, no monumento, também vamos lembrar outros povos que passaram por aqui, como os franceses”, define Jesus Santos.
Segundo o artista, a obra monumental cumpre uma função especial, pois entra nas comemorações dos 400 anos de São Luís e servirá como um instrumento para eternizar a memória de muitos nomes que participaram da fundação e crescimento da cidade quatrocentona. “A nossa intenção é eternizar na paisagem de São Luís um reconhecimento aos nossos antepassados”, diz o artista.
Obras públicas - Dono de pinturas surrealistas e que retratam aspectos do cotidiano ludovicense, Jesus Santos também é reconhecido por ser autor de várias obras instaladas em espaços públicos de São Luís. Entre os destaques, a serpente na Lagoa da Jansen e esculturas no Parque do Bom Menino, Praça do Calhau e Avenida Litorânea.
Além da peça em homenagem aos 400 anos de São Luís, o artista planeja iniciar outro projeto artístico em uma praça do bairro Renascença que receberá o nome de “Memorial da Cachaça”, mas por enquanto ainda guarda em segredo. “É um projeto em desenvolvimento. Agora estou trabalhando na finalização do conceito da homenagem a São Luís, mas, em breve, volto minhas atenções para o memorial, cuja idéia é bem legal. É uma obra divertida que eu gostei muito de fazer”, observa.
Além de artista plástico, Jesus Santos é jornalista, formado pela ECA-USP, já atuou como ilustrador, autor de capas de vários livros editados no Maranhão. Sua obra já foi objeto de pesquisa de estudiosos de artes plásticas. Ele é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do Nordeste. As pinturas e as obras públicas já construídas por ele são tidas como grandes expoentes do realismo fantástico brasileiro.
Porque ao invés de fazer um monumento à cachaça não se faz um em homenagem ao Guaraná Jesus para por na entrada da cidade? Uma grande garrafa dando as boas vindas aos visitantes seria bem representaviva.
Porque ao invés de fazer um monumento à cachaça não se faz um em homenagem ao Guaraná Jesus para por na entrada da cidade? Uma grande garrafa dando as boas vindas aos visitantes seria bem representaviva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário