Eu nunca tive nenhuma dúvida que o parceiro natural do estado do Piauí é o vizinho estado do Maranhão, por vários motivos: a começar pela aproximação geográfica, que se dá através do rio Parnaíba, que existe separando esses estados. Um rio que se explorado de maneira conjunta, produzirá riquezas para os dois lados.
Mas o estado do Piauí, sempre se voltou para o estado do Ceará, que apesar de ser um vizinho preferencial dos piauienses, com características e culturas semelhantes, sempre se considerou superior ao estado do Piauí. Isso quem afirma não sou eu, são os próprios piauienses.
Mas eis que de repente o deputado estadual Temístocles Filho (PMDB), não sei se por ter interesses em produzir factoides, que produzidos acabam repercutindo na imagem do seu irmão o deputado federal Marlos Rossano (PMDB-PI), que não faz segredos pra ninguém que é candidato a sucessão do prefeito Elmano Ferrer. Mas qualquer que seja a motivação e intenção do presidente da Assembleia Legislativa do estado Piauí, isso não lhe tira o mérito em buscar uma aproximação com um estado - que é a bola da vez termos de desenvolvimento econômico.
O estado do Maranhão, como Portal Amazônia, um estado que tem o segundo maior porto do mundo em calagem, o segundo maior litoral do país, que dispõe da melhor infraestrutura portuária do nordeste, duas grandes ferrovias, o maior potencial energético do Nordeste e quiçá do Brasil, porque está prestes a ser inaugurada a Usina Hidrelétrica de Estreito, e ainda pode ser alimentado pelos sistemas Eletronorte e Chesf que são interligados.
O Maranhão que também já faz parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF). O que vai ajudar a fortalecer a posição do estado do Piauí junto a CDEVASF, que hoje briga pela defesa dos interesses junto a essa agência de fomento, tendo como adversários os estados que originalmente integram essa Cia.
Os três senadores piauienses, se aceitarem humildemente a liderança do senador amapaense José Sarney, poderão encontrar na sua pessoa um forte aliado na luta pelas causas piauienses. O Piauí não viver de costas para o vizinho estado do Maranhão.
A Refinaria Premium poderá beneficiar direta e indiretamente empresários piauienses. Essa busca de parceria entre os estados do Maranhão e Piauí, iniciada pelo deputado Temístocles Filho, será de fundamental importância para esses dois estados.
Uma parceria que poderá também ser entendida a área da cultura, não pode ficar ausente da agenda firmada entre Arnaldo Melo e Temístocles Filho. Uma parceria que também poderá ser firmada entre os governadores Wilson Martins e Roseana Sarney.
Do blog Dom Severino no Portal AZ
Do blog Dom Severino no Portal AZ
siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário