Brasília - A governadora Roseana Sarney realizou ontem, em Brasília (DF), reuniões de trabalho com os ministros José Eduardo Cardoso (Justiça), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Orlando Silva (Esporte), Mário Negromonte (Cidades) e Alfredo Nascimento (Transporte). Em todos os compromissos foram tratadas as principais solicitações do Governo do Maranhão à União. Entre pedidos já atendidos, está a abertura do edital de licitação da duplicação da BR-135, trechos Bacabeira-Estiva e o que corta a área Itaqui Bacanga.
A primeira audiência, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ocorreu por volta das 11h. Na ocasião, Roseana pediu celeridade em relação aos projetos - já enviados ao ministério - referentes à construção das penitenciárias de Pinheiro e Bacabal, cuja liberação dos recursos, por parte do Governo Federal, deverá acontecer em 15 dias. O ministro também informou o envio de especialistas em administração penitenciária e de uma força-tarefa, comandada pelo Conselho Penitenciário Nacional, que estudará um plano-piloto, pioneiro no país, a ser implantado no Maranhão.
Roseana Sarney apresentou ao ministro da Justiça um total de 29 projetos, que demandam investimentos na ordem de R$ 80 milhões para reequipar por completo o sistema de Segurança Pública do estado, inclusive com tecnologia de comunicação e armamentos. José Cardozo entregou o documento com os projetos à equipe de estudo para liberação dos recursos.
"Fizemos um esboço ao ministro José Eduardo Cardozo sobre como está a segurança no Maranhão e viemos pedir ajuda à União. Saímos daqui satisfeitos, porque tratamos de várias parcerias, inclusive em relação a Pinheiro e Bacabal, e do aparelhamento da segurança no estado, além de mostrarmos os nossos programas", ressaltou Roseana Sarney. O ministro da Justiça adiantou à governadora que estará em São Luís em 15 dias.
Integração Nacional - Depois do Ministério da Justiça, a governadora e comitiva, formada por secretários e deputados federais e estaduais, tiveram reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Foram abordados os programas hídricos, as bacias, as enchentes e os programas a serem desenvolvidos no decorrer dos próximos anos com a parceria do Ministério da Integração.
O ministro Fernando Bezerra se comprometeu a analisar o pedido de instalação de um escritório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) no Maranhão. Ele também também assegurou o envio de barracas, redes e medicamentos para ajuda aos desabrigados pelas cheias no estado. "Os pleitos serão examinados e a governadora Roseana sabe da importância da Codevasf para o crescimento do Maranhão. Também estudaremos a liberação de verbas para solucionar os problemas erosivos. No caso das enchentes, eu visitarei o Maranhão, a fim de poder ajudar ainda mais o estado", declarou o ministro.
No Ministério dos Esportes, Roseana falou da situação do Complexo Castelão e do Ginásio Costa Rodrigues, além da participação do Maranhão na Copa 2014 e nas Olimpíadas de 2016, podendo o estado vir a ser uma sub-sede dos eventos. A governadora ainda afirmou a vontade de criar no Maranhão um Centro de Referência e de Treinamento Ciclístico.
"Impressionou-me a determinação da governadora Roseana em recuperar instalações esportivas que hoje estão se deteriorando. Vamos fazer parcerias para recuperá-los", garantiu o ministro Orlando Silva.
Cidades e Transportes - No ministério das Cidades, a governadora apresentou ao ministro Mário Negromonte os projetos de construção da Avenida Metropolitana e da Via Expressa. Ele ficou entusiasmado e disse que o órgão está à disposição para ajudá-la a concretizar arrojadas obras em São Luís e no estado.
"Sentimo-nos honrados em receber Roseana e sua equipe, porque a governadora é parceira. As portas do Ministério das Cidades estão abertas para o Governo do Maranhão, porque estamos sensíveis aos pleitos do estado, uma parceria que não vai parar", assegurou Negromonte. O ministro das Cidades fez um alerta sobre a necessidade de os prefeitos efetuarem o recadastramento no Plano Municipal de Planejamento, da Funasa, sob pena de perder o direito a pleitear recursos federais.
No encontro com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a governadora do Maranhão recebeu a boa notícia da autorização para duplicação da BR-135, trecho Bacabeira-Estiva. Para o mês de maio, ele também anunciou a liberação de outra licitação, correspondente ao trecho de cerca de 9 km nas proximidades do Itaqui-Bacanga.
A governadora obteve a autorização do Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Denit), para a recuperação da ponte que passa por Bacabal (BR-316), que se encontra em estado de emergência. Técnicos do ministério também vão verificar o asfaltamento da BR-324, nas proximidades de Balsas, que está danificado, prejudicando o escoamento de soja produzida na região. Também será feito serviço de correção na BR-226, trecho Baú-Timon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário