Imperatriz tem hoje cerca de 77 mil veículos nas ruas
Da equipe de O Estado
Imperatriz - Problemas a perder de vista e soluções lentas fazem parte da realidade do trânsito de Imperatriz, o segundo maior município do Maranhão. A Prefeitura vem implementando ações para melhorar o trânsito, mas especialistas dizem que é preciso fazer muito mais.
A não execução de projetos a médio e longo prazo, como a construção de viadutos e elevados em pontos estratégicos para tentar contrapor o crescimento da frota, pode antecipar em menos de 10 anos o estrangulamento do trânsito de Imperatriz.
Atualmente, o município tem frota de cerca de 77 mil veículos, dos quais 45 mil são motocicletas, mas isso não inclui a frota flutuante.
Na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), cerca de mil veículos são emplacados por mês e ainda há aqueles proprietários que optaram por transferir para a cidade o emplacamento feito em outros estados.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, José de Ribamar Soares (Cabo J.Ribamar), adiantou que diante do quadro vem executando várias ações para desafogar o trânsito.
“Pensando nesse aumento significativo da frota, nós promovemos mudanças, principalmente de disciplina no trânsito de algumas ruas, de disciplina de estacionamento, sinalização, intensificação de fiscalização e por último uma campanha educativa para o trânsito, voltada para estudantes”, enumerou o secretário. O resultado positivo de trabalhos como esse começa a aparecer, segundo avaliação do secretário.
Campanhas - Na linha de prevenção e conscientização, estão campanhas periódicas como a da Semana Nacional de Trânsito e a do Carnaval. Esta última em parceria com a Polícia Militar (PM).
O Programa Municipal de Educação para o Trânsito (Prometi), tido como o carro-chefe da campanha preventiva permanente, já levou informações a dezenas de estudantes da rede municipal de ensino. A pretensão é ampliar o número de estudantes atingidos pelo programa.
Estão nos planos da Secretaria de Trânsito e Transporte de Imperatriz (Setran), a partir de junho, a abertura de pelo menos três ruas no bairro Maranhão Novo, que servirão para dar vazão ao tráfego no sentido bairros Três Poderes e Juçara, até a BR-010.
Outra via será recuperada para ligar a Vila Lobão à Avenida Jacob, no Bairro Vila Nova, e a própria Avenida Jacob, que será concluída, segundo o secretário.
Cabo J.Ribamar disse que algumas ruas da região central da cidade - ainda funcionando em sentido duplo - terão sentido único nos próximos dias, entre elas a Bom Futuro, Antônio Miranda e ruas que passarão por obras no Bairro Santa Rita.
Nos próximos dias, acontecerá uma das mudanças que prometem impacto: a transformação do sentido da Rua Fortunato Bandeira, que passará a ser mão no sentido Bairro Beira-Rio até o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS).
Necessidades - Por enquanto, as medidas estão surtindo efeito positivo, apesar de registro de congestionamento em horários de picos em alguns pontos da cidade. O aumento da frota em ritmo acelerado já começa a exigir ações mais robustas.
“Imperatriz é uma cidade que cresce, tem uma pujança muito grande, é a capital dessa região. A gente prevê que, a longo prazo, sejam construídos viadutos, elevados e rotatórias”, disse o secretário.
Baseado em levantamentos, Cabo J.Ribamar adiantou que entre os locais onde podem ser construídos os elevados estão os cruzamentos das avenidas Ceará com Bernardo Sayão, Dorgival Pinheiro de Sousa e Getúlio Vargas.
O secretário admitiu a necessidade dos projetos, mas desconversou quando foi perguntado sobre a possibilidade de execução desses projetos. “Temos sonhos, projetos e vontades. Vamos lutar para que isso venha a ser realizado”, disse, sem apontar previsão.
Especialistas apontam diversos problemas
Com mais veículos nas ruas, os índices de acidentes também aumentam. Os motivos mais comuns são a imprudência de condutores que travam uma “guerra” no trânsito e deixam anualmente muitas vítimas.
“O grande problema em Imperatriz hoje é que o condutor, seja ele habilitado ou não, desrespeita a sinalização. Se ele é inabilitado, falta conhecimento e se é habilitado, é por imprudência e negligência”, apontou o policial rodoviário aposentado João Kleber Viana, acrescentando que a fiscalização precisa melhorar tanto por parte do Município quanto por parte do Estado.
João Kleber, que já foi diretor da antiga Superintendência Municipal de Trânsito na administração Ildon Marques, atualmente Secretaria Municipal de Trânsito, reconheceu o aumento da frota como elemento complicador ao lado da falta de vias para melhorar o escoamento do tráfego.
“O que acontece é que temos uma frota muito grande e poucas ruas para dar acesso a alguns pontos. Quem vem da BR-010 até o Centro só tem a opção da Avenida Dorgival Pinheiro e da Rua Benedito Leite”, exemplificou o aposentado.
O engenheiro de trânsito Paulo Sérgio Fonseca ressaltou como fundamental para a melhoria no trânsito um trabalho amplo de infra-estrutura em ruas, acostamentos e calçadas e a intensificação de fiscalização na circulação de motociclistas.
“É preciso que se fiscalize para obrigar os motoqueiros a cumprir as leis porque eles só ultrapassam pela direita. É preciso campanhas educativas. Os guardas de trânsito ao parar uma moto só pedem a documentação e se esquecem de ver as condições do veículo, que muitas das vezes estão com retrovisor inadequado (pequenos) e por isso o motoqueiro não vê porque o braço atrapalha”, pontuou o especialista.
Fonseca sugeriu que a Secretaria Municipal de Trânsito crie estacionamentos exclusivos de um lado da rua para motocicletas e do lado oposto só para automóveis. Os autocargas só poderiam descarregar a partir das 18h.
O engenheiro ainda sugeriu que o Município discipline a passagem de caminhões, carretas e carroças pelas ruas centrais em determinados horários do dia.
“Esses veículos são passariam pelo Centro em caso extremamente necessário. Se vai levar material de construção para uma casa que está reformando, tem que deixar para fazer a entrega no fim de semana”, complementou o engenheiro.
Fonseca revelou que está fazendo um levantamento sobre as condições do tráfego, ainda sem nome, que visa identificar as deficiências e melhorias a serem implementadas no trânsito. Ele pretende apresentar o estudo à Prefeitura.
Estacionamentos - João Kleber defendeu que o Município crie estacionamentos pagos, como o faixa azul, no Centro, para evitar que condutores deixem seus veículos estacionados por muitas horas nas ruas. O preço será simbólico apenas para garantir a valorização do espaço.
Sobre as propostas, o secretário de trânsito adiantou que planeja reorganizar o estacionamento no centro comercial e fiscalização, mas sem data definida. No caso da fiscalização, vai depender do concurso público que o município vai realizar ainda neste semestre que vai ofertar 50 vagas para agentes de trânsito, dos quais 30 serão convocados logo de início. Sobre “Faixa Azul”, o secretário disse ser inviável.
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