quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Prefeitura de São Luís intensifica limpeza na área da Fonte do Ribeirão

Agentes intensificaram limpeza na área da Fonte do Ribeirão, monumento histórico de São Luís.



A limpeza incluiu as ruas adjacentes à Fonte do Ribeirão
 



A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou, na manhã desta quarta-feira (09), a limpeza pública em várias áreas do Centro de São Luís, entre elas as fontes do Ribeirão e das Pedras e a Praça Deodoro. Ponto turístico da capital maranhense, a Fonte do Ribeirão será revitalizada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Ministério do Turismo, com restauração da pintura, da fonte e das pedras, e ganhará ainda iluminação artística.

A operação de limpeza incluiu capina, pintura dos meio-fios de ruas adjacentes à Fonte do Ribeirão e contou com a participação de agentes de limpeza e de máquinas de capina, carros de mão, vassouras e pás de limpeza.

As áreas passam por manutenção diária, mas o volume de dejetos lançados nos locais tem aumentado, significativamente, o que levou a Semosp a realizar uma operação emergencial, visando intensificar a limpeza, foi iniciada na madrugada desta quarta-feira e continuou durante o dia.

Para o comerciante José Augusto Oliveira, essa operação de limpeza nas áreas do Centro veio em boa hora. “O serviço já estava sendo feito regularmente e foi intensificado esta semana. Agora, esperamos que as pessoas ajudem a manter a limpeza desta área, evitando lançar dejetos fora do horário e dos dias de coleta normais”, disse.
Revitalização da Fonte do Ribeirão

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph), realizará a obra de revitalização da Fonte do Ribeirão, um dos pontos turísticos mais visitados da capital maranhense. O recurso já foi captado e depende agora apenas dos trâmites burocráticos. Mais de R$ 200 mil serão aplicados na intervenção, garantidos com emenda parlamentar do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB) e em convênio com o Ministério do Turismo.

A obra consistirá na restauração da pintura, pedras, fonte e iluminação artística do local, dando ênfase ao turismo noturno, e está dentro das ações do
projeto Cores de São Luís, que busca valorização de pontos turísticos e a exaltação da cultura ludovicense. A iluminação artística também já foi aplicada na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.
História da Fonte

A Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura da época colonial. Foi construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha.

Localizada em um amplo pátio, recoberto de pedras de cantaria e cercado por dois paredões, a Fonte do Ribeirão é ornamentada com um frontão decorado com símbolos religiosos que estão apoiados em duas pilastras laterais. A lenda diz que dentro da fonte existe uma serpente.

A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário: