quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Caxias em boa fase de produção teatral

enviar  enviar imprimir imprimir  
ampliar

Caxias em boa fase de produção teatral
 
Caxias - A População caxiense está se rendendo ao teatro. Desde o surgimento do Grupo Teatral EAVA Fênix, o público da cidade tem sempre uma opção diferente de lazer, por meio de apresentações artísticas.
O grupo existe desde 1998. Após um período de intervalo, ele foi reativado em 2004, apresentando-se profissionalmente desde então, criando roteiros autorais e fazendo adaptações de textos clássicos do teatro. Com a direção da professora Érika Almeida, o EAVA Fênix está se destacando com a montagem de comédias e peças dramáticas. A primeira peça “Uma outra Barca do Inferno”, escrita por Érika, numa adaptação da obra de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno” atraiu grande público, que lotou o auditório da Uema.
Daí em diante, o grupo começou uma série de espetáculos, com peças próprias e adaptadas. Mas, desde a apresentação de “Maria, Simplesmente Maria”, no início de 2010, o EAVA Fênix ganhou de vez as graças da platéia e se tornou o maior grupo de teatro da cidade.
O cenário da peça, escrita por Érika Almeida, remonta um famoso Café Society carioca, de 1890, e trata basicamente da formação do povo brasileiro e a força da mulher na sociedade. O espetáculo aborda ainda assuntos relacionados à época, como economia, política e racismo. “Tratamos de racismo nesse espetáculo, mais ou menos traçado na época da libertação dos escravos. A gente faz esse aparato e ainda bota comedia no meio e o drama, que é central no romance disputado entre Ruam Galharro e Ruaquim por Maria Padilha”, detalhou Érika Almeida.
São quatro horas de espetáculo, no qual 50 atores apresentam um drama que conta a história de quatro mulheres cujo destino une em um só lugar. Para contar a história, a peça mistura a encenação com a dança, com apresentações de números de tango e dança africana. Os atores fizeram aulas para executar os passos com perfeição.
Outros palcos - Sucesso de público em cada apresentação, “Maria, Simplesmente Maria” já está conquistando também platéias de outras cidades. Ano passado, o espetáculo foi convidado para uma apresentação em Teresina, no Piauí. “Recebemos um convite muito especial para apresentar a peça na capital piauiense, mas como ainda estamos amadurecendo o espetáculo, preferimos adiar essa apresentação. Assim, os atores terão mais tempo para ensaiar e levar o teatro caxiense para outras cidades com muito mais qualidade”, disse Érika Almeida.
Recentemente, o grupo fez a última apresentação da peça “Maria, Simplesmente Maria”, no auditório do Sesc/Uema. Agora, já está se preparando para uma turnê no Maranhão e em outros estados. A primeira apresentação deverá acontecer em Teresina, no próximo mês.
Início - De acordo com a diretora do grupo, o projeto teatral teve início com aulas no extinto Colégio Caxiense. “Eu era professora de Português e comecei a estimular os alunos a fazer peças teatrais para desenvolver a linguagem. Depois, me apaixonei por essa arte e percebi que havia muitas pessoas talentosas na turma. Resolvi fundar um grupo específico de teatro e a idéia deu certo”, contou Érica.
No início, o EAVA enfrentou dificuldades, principalmente pela falta de patrocínio. O momento de consagração, segundo a diretora, veio com a montagem de “Maria, Simplesmente Maria” e de sua apresentação na Uema, no dia 27 de janeiro deste ano. Quando a peça terminou, os atores foram ovacionados pelo público. “Aquele momento foi marcante porque mesmo depois de quatro horas de peça, as pessoas continuavam ali e nos aplaudiram de pé. A emoção tomou conta de todo o elenco”, disse.
Na avaliação de Érika Almeida, o ano de 2010 foi de amadurecimento profissional e de muito trabalho para preparação de espetáculos mais criativos com um texto mais elaborado. Este ano, o grupo pretende dar continuidade às atividades realizadas no ano passado e iniciar uma turnê por outras cidades maranhenses e outros estados.
“Este ano, queremos e vamos viajar. Levaremos a peça para outras cidades e a primeira apresentação será em Teresina, razão pela qual estamos ansiosos”, ressaltou a diretora. “O grupo está ensaiando dia e noite para mostrar o melhor do teatro caxiense. No fim do ano, iremos descansar um pouco para em 2012 apresentarmos um novo espetáculo”, finalizou.

Nenhum comentário: